Instagram é a melhor rede social para vendas de pequenos negócios, mostra pesquisa

No primeiro semestre de 2024, quase dois milhões de vendas do varejo de pequenas e médias empresas (PMEs) no Brasil foram realizadas em redes sociais, registrando um crescimento de aproximadamente 27% em relação ao mesmo do ano passado.
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Esse volume de negociações entre produtos e serviços equivale a 24% do total de vendas digitais registradas no decorrer de todo o primeiro semestre, quando a soma foi de 8,4 milhões de transações. Os dados são da Nuvemshop, plataforma de lojas virtuais para e-commerce.
De acordo com a gerente sênior do e-commerce na Prática, programa de desenvolvimento da Nuvemshop, Babi Tonhela, a presença estratégica nas redes sociais é um mecanismo essencial para a boa saúde de um negócio no ambiente digital.
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“Essas plataformas influenciam cada vez mais o comportamento de diferentes tipos de consumidor, e o sucesso de um negócio pode depender da capacidade do lojista de se adaptar e aproveitar as oportunidades que existem por meio dessas mídias”, considera a especialista.
Pedidos no Instagram se destacam
Segundo o levantamento da Nuvemshop, o Instagram resultou em 89% do volume de pedidos nas redes sociais, o equivalente a 1,6 milhão de vendas. Já o Facebook contribui com 8,4% dos pedidos, enquanto o YouTube registrou 1,6%, e o TikTok teve apenas 0,9%.
Dicas para potencializar as vendas nas redes sociais:
Para auxiliar os lojistas na utilização eficaz das redes sociais, Babi Tonhela ainda compartilha algumas orientações que podem ajudar a construir estratégia, notoriedade, funcionalidade e fluxo de caixa.
- Interagir com o público: a comunicação constante é fundamental para construir uma comunidade em torno da marca e aumentar a fidelização dos clientes. Segundo Babi Tonhela, responder dúvidas e perguntas de clientes e da audiência é essencial para evitar a perda de seguidores.
- Ficar atento à reputação da marca: monitorar o que é dito sobre a empresa na internet é crucial. “Analise comentários, hashtags e as palavras-chave utilizadas nas redes sociais. Isso pode ajudar a manter uma boa imagem”, diz a especialista.
- Investir em anúncios: embora seja possível alcançar resultados com postagens orgânicas, os anúncios podem acelerar o crescimento e facilitar o alcance de objetivos. “As plataformas sociais oferecem autonomia na escolha do orçamento e possibilitam a mensuração de resultados”, aconselha Babi Tonhela.
- Integrar as redes com uma loja virtual: a sincronização de produtos e campanhas entre as redes sociais e a loja on-line é, segundo ela, uma estratégia eficaz para atrair visitantes e aumentar o tráfego.
- Criar estratégias de produção e programar o conteúdo: desenvolver uma estratégia de marketing de conteúdo ajuda a otimizar o relacionamento com os usuários. “Conhecer os horários de maior atividade do público nas redes sociais pode aumentar a interação com as postagens”, conclui.
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