Mesmo com desconfiança, 98% dos mineiros já usam inteligência artificial no dia a dia

A população mineira já incorporou de vez a inteligência artificial (IA) ao dia a dia. É o que mostra uma pesquisa da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais (FCDL-MG), segundo a qual 98% dos entrevistados utilizam a ferramenta em sua rotina.
O levantamento também detalha de que forma os moradores de Minas Gerais acessam a ferramenta. Os principais meios são:
- Redes Sociais: apontadas por 20,3% dos entrevistados como a principal plataforma de acesso à IA;
- E-mail: 18,9%;
- Mecanismos de busca: 18,9%;
- Canais de atendimento: 12,2%;
- Serviços bancários: 12,2%.
Na avaliação do economista da FCDL-MG, Vinícius Carlos Silva, os dados evidenciam a presença generalizada da inteligência artificial na vida das pessoas. “De assistentes virtuais a sistemas de recomendação, passando por ferramentas de criação de conteúdo e outras aplicações, a IA está moldando não apenas os hábitos de consumo, mas também a forma como as pessoas trabalham, estudam, se comunicam e tomam decisões”, afirma.
IA é bem recebida no setor de varejo
Outro ponto do levantamento é a percepção dos consumidores mineiros sobre o uso da inteligência artificial no varejo. Cerca de 71% dos entrevistados consideram positiva a interação com a IA no momento das compras.
Além disso, 60,3% dos consumidores do Estado já compraram produtos ou serviços influenciados por mecanismos de inteligência artificial, e 92,3% afirmaram ter interagido com sistemas de venda automatizados.
“Não há como negar que a IA é importante para o varejo. Ela otimiza o processo de compra, seja facilitando o atendimento ou por meio de anúncios inteligentes e posts direcionados pelos algoritmos das redes sociais. Tudo converge para oferecer mais comodidade aos consumidores. Tanto que os dados mostram que 87,2% dos mineiros acreditam que a inteligência artificial contribui para melhorar o atendimento ao cliente”, avalia o economista.
Desconfiança
Apesar de bem vista, a inteligência artificial ainda provoca insegurança entre os mineiros, por se tratar de uma tecnologia nova. A pesquisa indicou que 66,7% se sentem vulneráveis ao utilizar a ferramenta, principalmente em relação ao tratamento de dados. Por fim, o levantamento mostrou que 82,1% dos consumidores de Minas Gerais ainda preferem receber sugestões de produtos e serviços feitas por humanos.
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