Tecnologia

Mesmo com desconfiança, 98% dos mineiros já usam inteligência artificial no dia a dia

Levantamento da FCDL-MG mostra que redes sociais, e-mails e mecanismos de busca são os principais canais de acesso à IA
Mesmo com desconfiança, 98% dos mineiros já usam inteligência artificial no dia a dia
Foto: Jota / Divulgação

A população mineira já incorporou de vez a inteligência artificial (IA) ao dia a dia. É o que mostra uma pesquisa da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais (FCDL-MG), segundo a qual 98% dos entrevistados utilizam a ferramenta em sua rotina.

O levantamento também detalha de que forma os moradores de Minas Gerais acessam a ferramenta. Os principais meios são:

  • Redes Sociais: apontadas por 20,3% dos entrevistados como a principal plataforma de acesso à IA;
  • E-mail: 18,9%;
  • Mecanismos de busca: 18,9%;
  • Canais de atendimento: 12,2%;
  • Serviços bancários: 12,2%.

Na avaliação do economista da FCDL-MG, Vinícius Carlos Silva, os dados evidenciam a presença generalizada da inteligência artificial na vida das pessoas. “De assistentes virtuais a sistemas de recomendação, passando por ferramentas de criação de conteúdo e outras aplicações, a IA está moldando não apenas os hábitos de consumo, mas também a forma como as pessoas trabalham, estudam, se comunicam e tomam decisões”, afirma.

IA é bem recebida no setor de varejo

Outro ponto do levantamento é a percepção dos consumidores mineiros sobre o uso da inteligência artificial no varejo. Cerca de 71% dos entrevistados consideram positiva a interação com a IA no momento das compras.

Além disso, 60,3% dos consumidores do Estado já compraram produtos ou serviços influenciados por mecanismos de inteligência artificial, e 92,3% afirmaram ter interagido com sistemas de venda automatizados.

“Não há como negar que a IA é importante para o varejo. Ela otimiza o processo de compra, seja facilitando o atendimento ou por meio de anúncios inteligentes e posts direcionados pelos algoritmos das redes sociais. Tudo converge para oferecer mais comodidade aos consumidores. Tanto que os dados mostram que 87,2% dos mineiros acreditam que a inteligência artificial contribui para melhorar o atendimento ao cliente”, avalia o economista.

Desconfiança

Apesar de bem vista, a inteligência artificial ainda provoca insegurança entre os mineiros, por se tratar de uma tecnologia nova. A pesquisa indicou que 66,7% se sentem vulneráveis ao utilizar a ferramenta, principalmente em relação ao tratamento de dados. Por fim, o levantamento mostrou que 82,1% dos consumidores de Minas Gerais ainda preferem receber sugestões de produtos e serviços feitas por humanos.

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