Tecnologia

LIDE MG promove debate sobre segurança pública e os avanços da tecnologia

O encontro destacou soluções estratégicas para enfrentar desafios como o combate ao crime organizado e a implementação de cidades inteligentes
LIDE MG promove debate sobre segurança pública e os avanços da tecnologia
Evandro Macedo | LIDE Minas Gerais

O LIDE Minas Gerais reuniu, nesta terça-feira (18), especialistas e autoridades na Fundação Dom Cabral, em Nova Lima, para um evento exclusivo sobre os desafios da segurança pública e e as oportunidades trazidas pela inovação tecnológica. O encontro colocou em debate soluções estratégicas para o combate ao crime organizado e a implementação de cidades inteligentes.

A presidente do LIDE MG, Patrícia Leiva, que abriu o evento, destacou que o principal desafio apontado no debate foi o combate ao crime organizado de forma sistêmica e integrada, garantindo que as cidades tenham estratégias eficientes e sustentáveis para enfrentar a criminalidade.

A atuação integrada tem se mostrado imprescindível para evitar que a migração de facções sempre que o cerco se aperta continue acontecendo. Além disso, a necessidade de financiamento público adequado para a segurança foi dos pontos centrais da discussão, com ênfase na importância de políticas públicas bem estruturadas e investimentos contínuos.

Tecnologia como um divisor de águas

“A tecnologia se mostra um divisor de águas nessa problemática ao possibilitar o monitoramento inteligente das cidades, a análise preditiva de crimes e a otimização de recursos para a segurança pública. Soluções como videomonitoramento avançado, inteligência artificial aplicada à segurança e sistemas integrados de comunicação entre forças policiais foram amplamente debatidas. A experiência de empresas como Hikvision e Tecno IT reforçou como a inovação pode transformar a segurança urbana, especialmente em grandes eventos e na prevenção de crimes”, aponta a presidente do LIDE MG.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Um dos destaque do encontro foi a palestra de Maurílio Nunes, subsecretário de Segurança do Rio de Janeiro e ex-comandante do BOPE. Ele abordou “O Combate Sistêmico ao Crime Organizado, um Alerta para o Brasil”, trazendo reflexões sobre estratégias eficientes para enfrentar a criminalidade no país.

Líderes municipais como o prefeito de Poços de Caldas, Paulo Ney de Castro Júnior, o prefeito de Nova Lima, João Marcelo Dieguez Pereira e o prefeito de Uberlândia, Paulo Sérgio Ferreira, participaram de um debate sobre o papel da tecnologia na segurança pública.

Já o painel mediado pelo CEO da CCR Associados, Berlinque Cantelmo, contou com a presença do vice-presidente da Hikvision, Vanderson Stehling, e do vice-presidente da Tecno IT, Erick Moura, para discutir a importância da tecnologia na segurança de grandes eventos.

O evento foi encerrado com uma análise sobre financiamento público para segurança, conduzida por Dennis Seji, especialista do BNDES.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas