Tecnologia

Meta enfrenta julgamento antitruste que pode forçá-la a se desfazer do Instagram e WhatsApp

O julgamento será o primeiro grande teste da capacidade da Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos
Meta enfrenta julgamento antitruste que pode forçá-la a se desfazer do Instagram e WhatsApp
Foto: Adobe Stock

A Meta, de Mark Zuckerberg, enfrenta a partir desta segunda-feira, 14, um julgamento antitruste histórico que pode obrigar a gigante da tecnologia a se desfazer do Instagram e do WhatsApp, empresas startups adquiridas há mais de uma década e que são potências das mídias sociais.

O julgamento será o primeiro grande teste da capacidade da Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC, na sigla em inglês) do presidente norte-americano, Donald Trump, de desafiar as grandes tecnologias.

A ação, que foi movida contra a Meta em 2020 durante o primeiro mandato do republicano, alega que a empresa comprou o Instagram e o WhatsApp para esmagar a concorrência e estabelecer um monopólio ilegal no mercado de mídias sociais.

A FTC argumenta que a Meta manteve um monopólio seguindo a estratégia de Zuckerberg, expressa em 2008: “É melhor comprar do que competir.”

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“Incapaz de manter seu monopólio competindo de forma justa, os executivos da empresa abordaram a ameaça existencial comprando novos inovadores que estavam tendo sucesso onde o Facebook falhava”, diz a comissão.

Reportagem distribuída pelo Estadão.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas