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Em Minas, a maior parte dos pequenos negócios ainda não utiliza Inteligência Artificial

Levantamento do Sebrae Minas, no entanto, aponta para um forte movimento para que essas tecnologias ganhem cada vez mais espaço
Em Minas, a maior parte dos pequenos negócios ainda não utiliza Inteligência Artificial
Foto: Adobe Stock

Mesmo com a maioria dos pequenos negócios em Minas Gerais ainda sem adotar a Inteligência Artificial (IA) em seus negócios, há uma forte tendência de crescimento na utilização dessas tecnologias digitais em um futuro próximo. No Estado, oito em cada dez pequenos negócios não usam este tipo de ferramenta em suas operações e processos.

No entanto, a pesquisa “Negócios Digitais”, realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Minas) no mês de julho de 2024 com 809 pequenos negócios em Minas Gerais, apontou que, dentre os empreendedores que utilizam a IA, a maioria (63%) está inclinada a expandir o uso nos próximos 12 meses, apontando para a possibilidade de crescimento na adoção das inovações tecnológicas.

Para a analista do Sebrae Minas, Tábata Moreira, embora a maioria dos pequenos negócios ainda não faça uso das ferramentas de IA, há um forte movimento para que essas tecnologias ganhem cada vez mais espaço.

“Os pequenos negócios mineiros estão atentos à importância da IA para melhorar os processos e a eficiência operacional e se inserirem no ambiente digital de forma mais competitiva, apesar de ainda existirem desafios que precisam ser superados”, avaliou ela.

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A falta de conhecimento técnico (43%), a integração com sistemas existentes (21%) e a manutenção e atualização contínua (16%) ainda são considerados os principais desafios para a utilização da tecnologia, apontou a pesquisa.

Os principais benefícios citados pelos empresários que utilizam a IA são:

  • Aumento na eficiência operacional (60%),
  • Melhorias no atendimento ao cliente (36%)
  • e tomada de decisões (33%).

Outros benefícios considerados significativos são:

  • Maior competitividade (27%),
  • redução de custos (19%)
  • e aumento nas vendas (18%).

Quando questionados sobre as áreas de uso, 44% dos empreendedores que utilizam IA nos negócios responderam marketing e publicidade, seguido por desenvolvimento de produtos e serviços (35%). A aplicação em outras áreas, como atendimento ao cliente e automação de processos administrativos também é significativa, ambas com 17% de apontamentos.

O levantamento apontou também que a presença nas redes sociais é considerada essencial para os pequenos negócios. De acordo com os dados, 74% dos entrevistados possuem contas em redes sociais para promover produtos e interagir com clientes, sendo elas:

  • Instagram (93%),
  • WhatsApp (91%) e
  • Facebook (66%).
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Crédito: Reprodução Adobe Stock

Por outro lado, a adoção de tecnologias como chatbots ainda é baixa, com apenas 23% dos negócios utilizando o recurso de respostas automáticas. “A utilização de ferramentas como o chatbots traz diversos benefícios para melhoria do atendimento, como respostas rápidas e eficientes, e a capacidade de lidar com um grande volume de consultas, sem a necessidade de intervenção humana constante”, considerou Tábata Moreira.

Veja as principais estratégias utilizadas para aumentar o engajamento on-line nas redes sociais:

  • Diversificação de formatos de conteúdo (69%),
  • Manutenção de uma identidade visual consistente (61%),
  • Utilização de palavras-chave relevantes (36%),
  • e a criação de um calendário de postagens (33%).

A pesquisa também apurou que a maioria dos pequenos negócios compreende a importância da presença regular nas redes sociais, com 33% dos entrevistados fazendo postagens diárias e 29% algumas vezes por semana. No entanto, uma parcela significativa adota uma frequência menor, postando de forma esporádica, o que pode reduzir o impacto das estratégias e limitar o potencial de engajamento.

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Foto: Reprodução Adobe Stock

Automação de processos

A automação de processos está em crescimento nos pequenos empreendimentos, com 26% dos negócios utilizando essa estratégia para otimizar operações.

As áreas mais automatizadas nas empresas são:

  • Contabilidade e finanças (48%),
  • Atendimento ao cliente (43%) e
  • Gestão de estoque (37%).

“A automação é uma ferramenta crucial para aumentar a eficiência e reduzir custos operacionais. Ao automatizar tarefas repetitivas e manuais, as empresas podem liberar tempo e esforços para focar em atividades estratégicas e de maior valor agregado”, pontuou a analista do Sebrae Minas.

Planejamento de digitalização dos pequenos negócios

A intenção de investir em digitalização é dividida, com 52% dos negócios planejando realizar algum tipo de investimento nos próximos 12 meses. Quando questionados sobre quais áreas seriam alvo de investimentos em digitalização, as respostas foram:

  • Marketing digital (72%),
  • Atendimento ao cliente (45%),
  • Capacitação para habilidades digitais (42%) e
  • Automação de processos (41%).

Segundo Tábata Moreira, a digitalização é vista como uma estratégia essencial para aumentar o alcance e a eficiência operacional. “O levantamento revelou que, enquanto alguns negócios estão dispostos a investir quantias substanciais em IA, a maioria planeja um investimento mais modesto, o que pode refletir uma cautela ou limitações de recursos disponíveis para essas iniciativas. Por isso, a importância de uma estratégia bem planejada e investimentos direcionados para garantir que essas empresas possam tirar o máximo proveito das oportunidades proporcionadas pelo mundo digital”, afirmou.

Porém, ela advertiu que a falta de conhecimento técnico se apresenta como a maior barreira, uma vez que se trata de uma tecnologia incipiente, em que a fronteira do que a Inteligência Artificial pode ou não fazer está em constante mudança.

“Isto pode gerar apreensão entre aqueles que não se envolvem com a ferramenta de alguma forma em seu dia a dia e até mesmo entre aqueles que utilizam. Como há uma barreira a entrada para utilização da IA, devido ao seu alto custo inicial e capacidade de utilizá-la de maneira eficiente e integrada aos seus processos habituais, os empreendedores ainda identificam o investimento associado a um alto risco”, avaliou.

Crédito: Adobe Stock

Sebrae Play auxilia pequenos negócios

O Sebrae Play é uma plataforma que disponibiliza cursos e conteúdo sobre empreendedorismo, estratégia e gestão, finanças, franquias, inovação e tecnologia, leis e impostos, liderança e pessoas, marketing digital, startups e vendas.

A ferramenta, que pode ser acessada de qualquer dispositivo eletrônico, foi criada em 2022 e já disponibilizou também diversos conteúdos exclusivos e gratuitos sobre inovação, tecnologia e digitalização para os usuários que querem abrir ou expandir um negócio.

Veja outras oportunidades para que os empreendedores possam se inteirar do universo da IA:

  • Reload – é o maior evento de marketing digital do Sebrae que desde 2017 busca ajudar e motivar os pequenos negócios a usarem o marketing digital como aliado.
  • Digitalize – evento que busca capacitar as PMEs para que desenvolvam uma maior competência digital, melhorando sua produtividade e expandindo sua visibilidade e competitividade no mercado.
  • Impulsione seu negócio – Curso on-line assíncrono que aborda o tema Anúncios para Mídias Sociais e que tem o objetivo de apoiar a criação de anúncios nesses canais como forma de ampliar o alcance das empresas.

Confira o passo a passo para começar a utilizar IA no dia a dia:

  1. Entender as necessidades do negócio: Identificar áreas onde a IA pode trazer benefícios, como automação de processos, análise de dados ou melhoria no atendimento ao cliente.
  2. Capacitação técnica: Investir em treinamentos para a equipe sobre as tecnologias de IA e como elas podem ser aplicadas no negócio.
  3. Escolher ferramentas acessíveis: Iniciar com soluções de IA que sejam de fácil implementação e baixo custo, como chatbots ou ferramentas de automação de marketing.
  4. Implementar de forma gradual: Testar a IA em pequenas áreas do negócio para avaliar seu impacto e ajustar conforme necessário.
  5. Monitorar e otimizar: Após a implementação, monitorar os resultados e realizar otimizações contínuas para maximizar os benefícios da IA.

Esses passos ajudam a introduzir a IA de forma estruturada, aproveitando os recursos disponíveis e minimizando os riscos associados à adoção dessa tecnologia, explicou a analista.

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