Tecnologia

Primeira casa impressa em 3D é construída em Nova Lima; veja fotos

Imóvel foi construído em oito dias, custa cerca de R$ 120 mil e leva microconcreto em sua estrutura
Primeira casa impressa em 3D é construída em Nova Lima; veja fotos
Tecnologia desenvolvida pela, joint-venture formada pela Katz Construções e a espanhola IT3D, permite construir edificações em tempo recorde | Crédito: Acervo Grupo Katz

Já pensou em morar em uma residência desenvolvida por uma impressora 3D? Essa visão futurista já é uma realidade em Minas Gerais graças à finalização da primeira moradia mineira feita por meio desta tecnologia. O valor do imóvel gira em torno de R$ 120 mil.

A aposta é da Cosmos 3D, empresa criada entre a Katz Construções e a IT3D da Espanha. Localizado em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), o imóvel marca a introdução do modelo Cosmos X1, um dos primeiros do seu tipo no Brasil e na América do Sul. O projeto desponta como uma nova fase da arquitetura e da engenharia no Brasil, e ultrapassa os limites do convencional.

A técnica adotada para a impressão tridimensional utiliza microconcreto como matéria-prima, assegurando uma estrutura com maior resistência, durabilidade e eficiência no uso dos materiais. A impressora, que pesa 2.700 kg, abrange uma vasta área de impressão, possibilitando a construção de espaços com dimensões generosas.

A residência foi projetada com seus 57m², e dispõe de:

  • uma sala,
  • uma cozinha,
  • um banheiro e
  • a flexibilidade de ter dois dormitórios ou um quarto e um escritório.

A construção deste modelo inovador demandou apenas oito dias, divididos entre a impressão, montagem e os acabamentos finais.

Veja as fotos da casa:

Impressora edificando a casa | Crédito: Acervo Grupo Katz
Impressora edificando as paredes da residência | Crédito: Acervo Grupo Katz
Sala de estar e cozinha conjugadas da residência em 3D | Crédito: Acervo Grupo Katz
Detalhes do quarto da residência tecnológica | Crédito: Acervo Grupo Katz

Previsão de construções em apenas 20 horas

Um dos aspectos mais notáveis desta tecnologia é a precisão com que é controlada por meio de um software de última geração e um robô, reduzindo o desperdício a praticamente zero. Este avanço permite a edificação de casas com cerca de 50m² em apenas 20h, potencializando a produção para 10 unidades mensais, o que resulta em 120 casas por ano com um pequeno time de dois a três colaboradores por turno.

O presidente do Grupo Katz, Daniel Katz destaca que a agilidade, precisão e durabilidade oferecidas por essa tecnologia podem ser a chave para resolver a crise habitacional no País. “Com a tecnologia, podemos fazer centenas de casas, habitações populares em um prazo muito exíguo e com um custo menor. Oferecemos redução de tempo, liberdade geométrica e qualidade superior”, diz o executivo.

Segundo o empresário, outro diferencial da impressora 3D é deter a tecnologia que possibilita realizar todo o processo de confecção de uma edificação. “Nossa tecnologia é toda in house, o que nos permite ser e ter todo o estado da arte em nossos processos. Isso diminui custos e aumenta a velocidade da entrega dos projetos aos clientes”, conclui Katz.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas