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Como o público 50+ pode se proteger nas transações on-line

Principal alvo das fraudes bancárias digitais, idosos precisam ter atenção com os golpes mais comuns, sobretudo com uso do PIX e WhatsApp
Como o público 50+ pode se proteger nas transações on-line
Crédito: Joédson Alves/ Agência Brasil

Com o aumento da digitalização dos serviços financeiros, também crescem os crimes virtuais. Pesquisa do Fórum Brasileiro de Segurança Pública revelou que, entre julho de 2024 e junho de 2025, pelo menos 24 milhões de pessoas foram vítimas de golpes financeiros envolvendo PIX ou boletos. E os idosos estão entre os mais atingidos por fraudes bancárias, enquanto os mais jovens são os principais alvos de golpes em compras on-line.

O cenário exige que o público 50+ esteja ainda mais alerta durante as transações on-line, sobretudo com o uso do PIX e WhatsApp.

“A segurança digital precisa ser vista como parte da rotina financeira de todos. Assim como guardamos nossos cartões e senhas com cuidado, devemos adotar o mesmo comportamento no ambiente online. Golpistas se aproveitam da confiança, da pressa e, muitas vezes, da falta de verificação de informações para agir”, ressalta a gerente de Prevenção a Fraude do Banco Mercantil, Livia Silva.

Entre as fraudes mais recorrentes estão a Falsa Central de Atendimento, o Falso Brinde, o Golpe da Prova de Vida e as fraudes via PIX, nas quais criminosos se passam por representantes de instituições financeiras para induzir transferências.

Dicas para os idosos não caírem em golpes digitais

  1. Desconfie de ofertas e mensagens urgentes: Golpistas exploram a pressa e prometem vantagens financeiras falsas.
  2. Verifique sempre os canais oficiais: Bancos nunca solicitam senhas, selfies ou transferências por telefone, e-mail ou WhatsApp.
  3. Evite clicar em links desconhecidos: Links suspeitos podem instalar programas que capturam dados.
  4. Use o PIX com cautela: Confirme sempre o nome do destinatário antes de finalizar a transação e evite transferências a partir de links ou QR Codes recebidos por mensagens.
  5. Não compartilhe dados pessoais ou bancários: Informações como CPF, senhas e número do cartão devem ser mantidas em sigilo.
  6. Não autorize fotos do rosto: Fraudadores utilizam imagens para acessar contas e realizar empréstimos indevidos.
  7. Converse com a família: Em caso de dúvida, peça ajuda antes de realizar qualquer operação financeira.
  8. Mantenha-se atualizado: A educação digital é a principal ferramenta de proteção contra golpes.

Em caso de suspeita de fraude, a especialista orienta que a vítima precisa agir rapidamente. “É fundamental que realize imediatamente a contestação da transação pelo aplicativo do banco e/ou entre em contato com os canais oficiais de atendimento para relatar o ocorrido. Também é recomendável registrar um Boletim de Ocorrência (BO) na delegacia mais próxima, a fim de formalizar o caso e contribuir com as investigações”, conclui.

Colaborador

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