Tecnologia

Minas Gerais ganha o décimo parque tecnológico do Estado; veja a lista completa

Novo polo visa impulsionar a inovação tecnológica, atrair empresas e fortalecer parcerias estratégicas entre universidade, poder público e setor produtivo da região Sul de Minas
Minas Gerais ganha o décimo parque tecnológico do Estado; veja a lista completa
Subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Sede-MG, Lucas Mendes Foto: Sede-MG_Divulgação

O município de São Sebastião do Paraíso, no Sul de Minas, passou a integrar o mapa estadual de inovação com o lançamento do Parque Tecnológico IpêTech – Paraíso, na última sexta-feira (7). Vinculado à Universidade Federal de Lavras (UFLA) – campus Paraíso, o espaço é o décimo parque tecnológico de Minas Gerais e se une a um grupo de outras nove instituições, são elas:

  • Parque Tecnológico de Santa Rita do Sapucaí
  • Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC)
  • Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ)
  • Parque Tecnológico de Uberaba
  • Parque Científico e Tecnológico de Itajubá (PCTI)
  • Parque Científico e Tecnológico de Juiz de Fora (Partec JF)
  • Parque Tecnológico dos Ipês – Lavras (IpêTech – Lavras)
  • Parque Tecnológico da Universidade Federal de Uberlândia (TecnoUFU)
  • Parque Tecnológico de Varginha (Porto Inovação)

A inauguração do novo polo tem como objetivo impulsionar a inovação tecnológica, atrair empresas e fortalecer parcerias estratégicas entre universidade, poder público e setor produtivo da região Sul mineira. Diante disso, na solenidade de abertura, estiveram representantes do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG).

Para, o secretário executivo de Desenvolvimento Econômico, Bruno Araújo, a iniciativa reforça o papel da região no ecossistema de inovação do Estado. “Minas Gerais agora tem o décimo parque tecnológico, em São Sebastião do Paraíso, o IpêTech Paraíso. O município e todo o sudoeste do Estado ganham muito com isso. Temos certeza de que esse será mais um parque para compor o grande ecossistema estadual de inovação”, afirmou.

O IpêTech – Paraíso é o segundo parque tecnológico gerido pela UFLA, que também administra o IpêTech – Lavras. A proposta é integrar ensino, pesquisa e empreendedorismo em um mesmo ambiente, para favorecer a criação de soluções tecnológicas e o desenvolvimento regional. O espaço atua como extensão da universidade, abrigando projetos e empresas focadas em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).

O coordenador do parque, professor Leonilson Kiyoshi, destacou o papel da iniciativa na aproximação entre academia e sociedade. “Decidimos apresentar para a população o que temos desenvolvido na universidade e o quanto podemos colaborar com a sociedade. A partir da parceria entre sociedade e universidade é possível desenvolver pesquisas e inovações que atinjam o mercado”, afirmou.

Conexão com o setor produtivo

O novo parque tecnológico tem potencial para ampliar a competitividade dos principais setores econômicos de São Sebastião do Paraíso, como a produção de cafés especiais, laticínios e agropecuária. O município integra o Arranjo Produtivo Local (APL) de Cafeicultura do Sudoeste de Minas, que reúne 21 municípios, 300 empresas e mais de 5,8 mil empregos diretos.

Com a instalação do IpêTech – Paraíso, produtores e empreendedores locais poderão acessar conhecimento técnico e tecnologias desenvolvidas pela UFLA, visando agregar valor aos produtos e otimizar processos produtivos.

Conforme o subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Sede-MG, Lucas Mendes, o parque representa um avanço na consolidação da cultura de inovação no Estado.“O parque vai gerar cada vez mais oportunidades, não só para o município, mas para todo o ecossistema mineiro de inovação. O ecossistema de São Sebastião do Paraíso já é consolidado e o parque mostra a maturidade, não apenas da UFLA, mas do município para a inovação”, avaliou.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas