Tecnologia

Para reduzir gastos, brasileiros optam por compartilhar assinaturas de streaming

Levantamento revela detalhes sobre o comportamento do consumidor em relação aos serviços no País
Para reduzir gastos, brasileiros optam por compartilhar assinaturas de streaming
Foto: reprodução/ Adobe Stock

Os serviços de streaming seguem avançando no Brasil. Com a alta demanda e a consequente elevação no preço das assinaturas, os usuários estão optando por compartilhar contas em vez de cancelar algum serviço.

As informações são do e-book “Consumo de Streaming na América Latina 2024″, elaborado pela Sherlock Communications. O levantamento mostra que 44% dos entrevistados brasileiros compartilham suas assinaturas visando reduzir custos e 25% não cancelaram nenhuma assinatura em 2024, mesmo com a alta nos preços.

Entretanto, a partir de deste ano, diversas empresas de streaming intensificaram ações contra o compartilhamento contas. A Netflix, líder do segmento no Brasil, passou a restringir os acessos apenas para usuários que compartilham a mesma residência. Para os demais, é cobrado uma taxa extra para liberação do acesso.

A medida, apesar de controversa, surtiu efeito. Segundo o levantamento, cerca de 5% dos brasileiros relataram estar propensos a cancelarem após as restrições, enquanto outros 48% afirmam não compartilhar mais as suas senhas.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


O maior desafio será lidar com as distrações do público

Outro ponto levantado na pesquisa é o desafio das plataformas de conseguirem capturar a atenção do público. Apesar de 49% dos brasileiros consumirem entre duas e quatro horas de conteúdo todos os dias, apenas 46% se dedicam integralmente ao entretenimento – uma queda de 24% neste ano.

Com três em cada quatro pessoas na América Latina realizando outras tarefas enquanto consomem conteúdo, as plataformas se dedicam cada vez mais em encontrar estratégias para fisgar a atenção dos usuários. Em relação às distrações, no Brasil, o uso do celular para enviar mensagens se destaca, com 39%, seguido por conversas com familiares e amigos (25%), prática de exercícios físicos (15%) e a leitura, com 8%.

Plataformas de streaming mais populares no Brasil

Audiovisual*:

  • Netflix: 81%
  • Amazon Prime: 52%
  • Max: 35%

*Não foi mensurada a audiência da plataforma Globoplay.

Música:

  • Spotify: 54%
  • YouTube: 31%

“Essas descobertas oferecem insights valiosos para empresas que fornecem serviços de streaming para o público latino-americano. Aquelas que prestam atenção aos desejos do público local e atendem aos seus gostos têm uma vantagem significativa”, acrescenta o sócio-gerente da Sherlock Communications, Patrick O’Neill.

Plataforma de streaming mineira registra crescimento em 2023

Lançada em 2022, a plataforma mineira de streaming EMC Play vem aperfeiçoando seu catálogo e conquistando o público. Em 2023, o catálogo já contava com mais de 150 títulos entre filmes e séries que valorizam patrimônio, a cultura e as singularidades de Minas Gerais

Em apenas um mês, o streaming gratuito da Empresa Mineira de Comunicação registrou aumento de 600% em downloads no Google Play e 300% na Apple Store, consolidando-se como uma das principais alternativas para o consumo de conteúdo regional no Brasil.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas