Tecnologia

O Whatsapp é uma boa ferramenta de comunicação com empresas?

O investimento nos meios de relacionamento com o público segue como tendência no mercado
O Whatsapp é uma boa ferramenta de comunicação com empresas?
Pelo Whatsapp, os clientes podem ficar atentos às principais novidades das empresas | Crédito: Adobe Stock

Atualmente, os negócios possuem diversos canais digitais de comunicação com seus clientes, seja por meio de plataforma própria ou das mídias sociais. Em vista dessa realidade, 86% das pessoas acreditam que o aplicativo de mensagens instantâneas Whatsapp é uma boa ferramenta para se comunicar com as empresas.

É o que indica pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), juntamente com a Offerwise Pesquisas. Conforme o estudo, 58% acreditam ser uma boa maneira de tirar dúvidas ou receber suporte técnico, 38% para agendar horários e 35% para o recebimento de promoções.

Ainda conforme o levantamento, as principais razões que levam as pessoas a utilizarem a ferramenta incluem a praticidade e rapidez (55%), ter os melhores preços e ofertas do mercado (48%), a ideia de não precisar sair de casa (48%) e a facilidade de acesso do celular de qualquer lugar (44%).

Quanto aos produtos mais comprados pelos internautas via aplicativos de loja, moda/vestuário (49%) e comidas e bebidas por delivery (47%) lideram o ranking, seguidos pelos serviços de transporte (42%) e pelos itens para casa (40%).

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“As grandes marcas estão atentas a esta tendência e têm investido em aplicativos cada vez mais ágeis, práticos e seguros, entendendo os hábitos dos consumidores e se aproximando do seu público”, afirma o presidente da CNDL, José César da Costa.

Case de empresa que faz uso do Whatsapp

Os meios de atendimento digitais como o Whatsapp facilitam a comunicação com o público, e devem ser considerados pelas empresas pelos possíveis benefícios. É o que acredita e defende o gestor do Mercado Topográfico, Weslei Lima.

“Ao adotar essas novas tecnologias de comunicação, podemos oferecer uma experiência mais conveniente, personalizada e envolvente para os consumidores e, simultaneamente, reduzir a distância entre o cliente e o vendedor, fortalecendo assim o vínculo entre ambos”, defende.

“Desde que criamos a plataforma Mercado Topográfico, vimos a necessidade de ficar mais próximos para facilitar a comunicação entre profissionais, empresas e clientes interessados em serviços e produtos”, completa.

Sobre o Mercado Topográfico

Criado em 2022, o Mercado Topográfico é um e-commerce de divulgação de produtos e serviços do setor de geotecnologia. A plataforma concentra profissionais e soluções desenvolvidas por fabricantes, autônomos, distribuidores e licenciados, atendendo as mais variadas demandas do setor, considerando que a solução oferecida por um profissional pode ser a necessidade de uma corporação e vice-e-versa.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas