Turismo

Aeroporto da Pampulha é o mais movimentado na aviação executiva em 2025

Para a empresa administradora do terminal, a infraestrutura voltada para a aviação executiva e a localização são fatores que contribuem para o desempenho do aeroporto
Aeroporto da Pampulha é o mais movimentado na aviação executiva em 2025
Foto: Gustavo Henrique Braga

O Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, encerrou o primeiro semestre de 2025 como o aeródromo com maior movimentação de aeronaves de asa fixa no País. Segundo dados do “Relatório Comparativo de Tráfego Aéreo dos 100 Aeródromos”, foram registradas 22.770 movimentações desse tipo de aeronave entre janeiro e junho.

O estudo elaborado pelo Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), vinculado ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), apontou ainda que o total de decolagens e pousos chegou a cerca de 28 mil no período. Diante desses dados, o Aeroporto da Pampulha pode ser considerado um dos três aeroportos mais movimentados do País no segmento de aviação geral, que inclui jatos, turboélices e outras aeronaves não comerciais.

Para a Motiva, administradora do terminal, a infraestrutura voltada para a aviação executiva e a localização em uma região estratégica de Belo Horizonte são fatores que contribuem para o desempenho do aeroporto. “Estamos constantemente avaliando melhorias que possam fortalecer ainda mais essa operação, reforçando nosso compromisso com o crescimento e a qualidade dos serviços prestados”, afirma o diretor de Operações da Motiva, Marcius Moreno.

O gerente do aeroporto, Maurício Alves, comenta que os dados refletem o alinhamento da gestão com as demandas da aviação executiva. “Seguimos focados em garantir eficiência, segurança e agilidade nas operações”, diz.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas