Dia Mundial do Turismo: conheça os roteiros turísticos autoguiados em Belo Horizonte

Para celebrar o Dia Mundial do Turismo, neste sábado (27), a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, lançou um guia com roteiros turísticos autoguiados que convidam moradores e visitantes a explorarem o melhor de BH. A proposta é simples e eficiente: oferecer uma experiência acessível, com autonomia, mobilidade e forte conexão com a cultura local.
Disponíveis no hotsite da ação no Portal Belo Horizonte, os roteiros foram pensados para ampliar o acesso aos principais atrativos turísticos de BH, promovendo experiências alinhadas com a identidade da cidade – com destaque para a gastronomia, diversidade e projetos como “Bares com Alma” e “Menuuh”.
Três roteiros de um dia para viver BH
Nesta primeira etapa, o público tem à disposição três roteiros de um dia, cada um com uma abordagem diferente, conectando cultura, história e diversidade urbana.
- Navegando a Diversidade: celebra a presença acolhedora da comunidade LGBTQIAPN+ na cidade, destacando pontos de encontro, arte e representatividade.
- Entre Rios e Ruas: revela a poesia das águas subterrâneas e rios que moldam a paisagem urbana, conectando natureza e história.
- Cultura e Gastronomia: convida moradores e turistas a explorarem os sabores e os marcos culturais de uma capital reconhecida pela Unesco como Cidade Criativa da Gastronomia.
Cada roteiro foi desenvolvido para ser realizado a pé, de bicicleta, carro ou transporte público, sempre com distâncias curtas e caminhos bem conectados.
Roteiros digitais e autoguiados com tecnologia e praticidade

Os roteiros são autoguiados e utilizam ferramentas como Google Maps e Waze para indicar rotas, tempos estimados de percurso e sugestões de visita. As informações estão organizadas de forma clara, com referências culturais, mapas, atrativos parceiros e dicas úteis para quem deseja explorar BH de forma prática e segura.
Segundo a presidente da Belotur, Bárbara Menucci, o projeto vai além da orientação de trajetos. Ele é um convite para viver a cidade nas ruas, nos bares, mercados e feiras, reforçando a hospitalidade mineira e o novo posicionamento turístico da cidade: “Te Encontro em BH”.
“Esse projeto nasce como uma ferramenta de valorização e fomento ao turismo de Belo Horizonte. Queremos que cada roteiro seja um convite para que turistas e moradores vivam a cidade de perto, nas ruas, nos bares, nos mercados e nas feiras”, afirma a presidente da Belotur.
BH como destino vibrante e plural

A proposta dos roteiros autoguiados segue boas práticas nacionais e internacionais de turismo urbano, com foco na valorização dos atrativos locais e experiências autênticas. Capitais do Brasil e do mundo serviram de referência para a criação de um modelo eficiente, acessível e inspirador para moradores e turistas.
Além dos roteiros de um dia, a Belotur vai lançar em breve novas opções com durações variadas, incluindo programações de fim de semana ou até uma semana inteira de experiências.
A iniciativa também integra a estratégia de reposicionamento da marca turística de BH, apresentada recentemente durante o Salão do Turismo. O novo conceito, “Te Encontro em BH”, busca consolidar a cidade como um destino acolhedor e vibrante, onde cultura, gastronomia e hospitalidade se unem para criar experiências memoráveis.
Ouça a rádio de Minas