Descubra 10 pontos turísticos próximos a Belo Horizonte

O turismo em Belo Horizonte e região metropolitana poderá se aquecer com o feriado do próximo dia 15 de agosto (segunda-feira). A data, popularmente conhecida na Igreja Católica como Dia de Assunção de Nossa Senhora, presta homenagens à Nossa Senhora da Boa Viagem, santa padroeira da capital mineira.
Este poderá ser o último feriado prolongado de 2022, em BH. O próximo acontece no dia 15 de novembro, data que marca a Proclamação da República, mas, por se tratar de uma terça-feira, depende das regras de emenda de cada empresa ou instituição.
Vicente Araújo, proprietário do Restaurante Mar Mineiro, localizado no distrito de São Sebastião das Águas Claras, em Nova Lima, próximo ao Ribeirão dos Macacos (que dá alcunha de Macacos ao lugar), ressalta que os feriados têm impacto positivo para o comércio da região e demonstra otimismo para o fim de semana.
“Os feriados são sempre ótimos pra gente. Aqui na região trabalhamos especificamente sábado e domingo, então quando vem um feriado é muito bom, porque é mais um dia pra gente trabalhar. Então o faturamento aumenta. Geralmente, o feriado em Macacos é como um domingo de casa cheia”, revelou.

As datas costumam ser propícias para viagens e passeios curtos. Flávia Braga, sócia-proprietária da Primotur Receptivo — agência de turismo receptivo em Minas Gerais —, sugere dois passeios para quem deseja aproveitar o feriado prolongado.
“Para quem vem pela primeira vez a Minas Gerais, indicamos os passeios de Ouro Preto a Mariana e Inhotim, que são os nossos carros-chefes. A cidade de Ouro Preto, por ser tombada como patrimônio histórico pela Unesco, e Inhotim, por ser considerado o maior museu a céu aberto do mundo”, afirmou.
Para quem preferir apenas realizar passeios curtos pela capital, Braga indica o City Tour BH — que passa por alguns dos principais pontos turísticos da cidade, como Mineirão, Praça do Papa e Mercado Central — e o Circuito Liberdade – Walking Tour Rua da Bahia.
“O Circuito Liberdade finalizando no Café 104, particularmente, eu adoro. O trajeto é walking tour (passeio a pé), ou seja, não envolve carro. Nesse passeio, você inicia conhecendo os museus do entorno da Praça da Liberdade e depois vai descendo a Rua da Bahia para conhecer os demais pontos turísticos, como o Museu da Moda e o Museu Inimá de Paula, até chegar no Café 104, onde é recebido pelo barista Osnei Cesarino. Por lá, você terá uma aula sobre a cultura do café, além de poder realizar degustações. É uma atração a parte”, revelou.
Para que você possa aproveitar o fim de semana e o feriado, o DIÁRIO DO COMÉRCIO indicou uma lista com 10 destinos turísticos com até 100 km de distância da capital. Confira:
1 – Turismo em São Sebastião das Águas Claras (35 km)
A apenas 35 km da capital belo-horizontina, o bairro de São Sebastião das Águas Claras, popularmente conhecido como “Macacos”, localizado em Nova Lima, é uma ótima opção turística para aqueles que desejam tranquilidade em meio a belíssimas paisagens da natureza.
2 – Cachoeira de Santo Antônio (49 km)
Situada no distrito de Morro Vermelho, em Raposos (RMBH), a pouco mais de 49 km da capital, está a belíssima Cachoeira de Santo Antônio, que despenca de uma meia-lua rochosa de 40 m de altura.
3 – Gruta da Lapinha (50 km)
A Gruta da Lapinha fica localizada no Parque do Sumidouro em Lagoa Santa (cerca de 50 km de Belo Horizonte). A gruta é considerada uma das sete maravilhas da Estrada Real e tem como principal característica as marcas de um rio subterrâneo em suas paredes de calcário.
4 – Turismo na Serra da Piedade (51 km)
A Serra da Piedade fica localizada na cidade de Caeté, a aproximadamente 51 km da capital. O local recebe turismo de diversos cantos para visitas ao Santuário de Nossa Senhora da Piedade, a 1.746 metros de altitude.
5 – Parque do Avestruz (62 km)
Situado em Esmeraldas, a pouco mais de 62 km da capital, o Parque do Avestruz é um eco resort com diversas opções de lazer, gastronômicas e recreativas.
6 – Gruta Rei do Mato (69 km)
A Gruta Rei do Mato é considerada pela Sociedade Brasileira de Espeleologia uma das 50 maiores cavernas de Minas Gerais. Ela fica localizada em Sete Lagoas, a cerca de 69 km de Belo Horizonte, e, juntamente com as Gruta da Lapinha e Gruta do Maquiné, faz parte da Rota das Grutas Peter Lund.
7 – Instituto Inhotim (70 km)
O Instituto Inhotim, localizado em Brumadinho, a aproximadamente 70 km de Belo Horizonte, é a sede de um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil. Além disso, é considerado o maior museu a céu aberto do mundo.
8 – Turismo em Congonhas (80 km)
Um dos principais destinos turísticos da cidade de Congonhas, localizada a cerca de 80 km da capital, é a Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, que constitui um dos mais famosos e belos conjuntos arquitetônicos do Brasil. Assim como Ouro Preto e Mariana, a cidade é considerada histórica e surgiu na época da exploração do ouro.
9 – Parque Nacional da Serra do Cipó (98 km)
A cerca de 98 km de distância de Belo Horizonte, o Parque Nacional da Serra do Cipó é o lar de algumas das cachoeiras mais bonitas do Estado, como a Cachoeira Véu da Noiva, a Cachoeira Grande e a Cachoeira Serra Morena.
10 – Turismo em Ouro Preto (100 km)
Preservando parte importante da história, cultura e arte mineira e brasileira, Ouro Preto é um ótimo destino para visitar diversas igrejas, museus e construções coloniais. A cidade, considerada Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco, está localizada a cerca de 100 km de Belo Horizonte.
Mapa dos pontos turísticos próximos a Belo Horizonte e RMBH
Comércio poderá funcionar normalmente
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), em nota à imprensa, informou que o comércio da capital está autorizado a funcionar normalmente na próxima segunda-feira (15), feriado municipal em celebração da Assunção de Nossa Senhora.
Caso o lojista queira abrir as portas, ele deverá seguir algumas determinações da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2022/2023 da categoria do Comércio como:
- Jornada de 8 horas, com mínimo de 1 hora de intervalo;
- Pagamento de hora extra com adicional de 70% do salário;
- Conceder 1 folga compensatória no prazo de até 60 dias após o respectivo mês do feriado, desde que não recaia em feriado ou repouso semanal remunerado;
- Decorrido o prazo acima, se o empregador não tiver concedido a folga, o empregado fará jus ao recebimento de horas extras, pagas com o adicional de 100% sobre o valor do salário-hora normal;
- Fornecer ao empregado vale-transporte para o trabalho;
- Pagar a quantia de R$ 38,00 a título de alimentação, sem natureza salarial, que deverá ser pago até o 5º dia útil seguinte ao mês do feriado trabalhado;
Além disso, a jornada de trabalho nos shoppings deverá ocorrer das 14h até às 20h, com exceção dos shoppings Cidade, Norte e Anchieta Garden, que deverão seguir o horário das 10h até as 16h.
Conforme ressalta a CDL/BH, a Convenção Coletiva abrange somente a categoria profissional dos empregados no comércio com vínculos empregatícios estabelecidos na capital, cuja categoria econômica seja representada pelo sindicato patronal de Belo Horizonte/MG.
Dessa forma, a entidade destaca que as regras de funcionamento não se aplicam a algumas categorias como:
- comércio atacadista;
- comércio atacadista e varejista de gêneros alimentícios;
- comércio atacadista de tecidos vestuário e armarinho;
- comércio varejista de maquinismos, ferragens, tintas e material de construção;
- comércio varejista de automóveis e acessórios.
O Sindicato do Comércio Lojista de Belo Horizonte (Sindilojas-BH) informou que somente as empresas que estão em dia com a Taxa de CCT dos últimos dois anos poderão funcionar durante o feriado.
A empresa deverá solicitar o Certificado de Regularidade pelo contato (31) 98883-0199 WhatsApp, ou e-mail [email protected].
Ouça a rádio de Minas