Turismo

Evento em Belo Horizonte promove as rotas do queijo de Minas; confira a programação

Made in Minas Gerais: Rota do Queijo de Minas acontece de 12 a 14 de setembro, com entrada gratuita no MM Gerdau
Evento em Belo Horizonte promove as rotas do queijo de Minas; confira a programação
Com entrada gratuita, mas com espaço sujeito à lotação | Foto: Divulgação Made In Minas

Um evento que integra a valorização de dois patrimônios de Minas Gerais: o queijo e o turismo cultural. É com este tema que o Museu das Minas e do Metal (MM Gerdau), no Circuito Liberdade, região Centro-Sul da Capital, abre as portas para apresentar ao público o evento “Made in Minas Gerais: Rota do Queijo de Minas – Sabores que Conectam”, entre os dias 12 e 14 de setembro.

Com entrada gratuita, mas com espaço sujeito à lotação, a programação do evento pretende celebrar a tradição queijeira do Estado e conectar produtores e consumidores para o fomento dos negócios.

Durante os três dias de programação, o projeto inclui uma série de ações formativas, dentre elas:

  • degustações de queijos artesanais,
  • intervenções artísticas
  • e uma feira de queijos para negócios e fomento a circuitos turísticos.

“Nesta quinta edição, o Made in Minas Gerais se junta oficialmente à Rota do Queijo de Minas para promover o turismo cultural e de experiências pelas regiões e fazendas produtoras dessa iguaria”, detalha o curador gastronômico e idealizador do evento, Jordane Macedo.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


A Rota do Queijo de Minas, que está em constante expansão, é reconhecida como pioneira no Estado e, desde 2022, desenvolve um mapa das principais queijarias que permitem aos turistas vivenciar o processo de produção.

Curador gastronômico e idealizador do evento, Jordane Macedo, segura um super queijo | Foto: Divulgação Made In Minas

Mapeamento de queijarias mineiras

Segundo Jordane Macedo, o projeto teve início em São Roque de Minas, na Canastra, Centro-Oeste mineiro. Ele explica que, no local, foram instaladas placas com QR Codes que indicam e direcionam o caminhante pelo roteiro. Isso permite que, durante o percurso, o turista possa escolher qual fazenda queijeira visitar com apenas um clica.

Ao acessar detalhes da queijaria, é possível também, obter mais detalhes sobre o local, além de informações do Google Maps, como horários de funcionamento, principais produtos e prêmios conquistados.

Atualmente, são 18 queijarias mapeadas na Canastra, além de outras 20 somente na região da Mantiqueira, e mais seis em Araxá, no Alto Paranaíba.

Para fortalecer ainda mais a conexão entre produtores e consumidores, o projeto também está presente no Mercado Central de Belo Horizonte e realiza rodadas de negócios para apresentar os queijos das fazendas participantes a lojistas da capital.

“Para o evento, montamos uma agenda de atividades com o objetivo de contribuir no desenvolvimento de um público mais consciente da qualidade e a importância do queijo mineiro enquanto patrimônio cultural. Com foco no consumidor final, isso serve como catalisador para a inovação gastronômica, ao incentivar chefs e restaurantes a criarem pratos que valorizem os queijos mineiros”, acrescenta o organizador.

Degustação de queijo artesanal

Os visitantes terão a oportunidade de degustar produtos premiados de todo o estado, adquirir seus favoritos e aprender sobre os métodos de produção do queijo artesanal, bem como sobre maturação e conservação em casa.

“Temos uma iguaria de qualidade comprovada tanto no paladar como na segurança da produção e comercialização, que seguem os parâmetros dispostos na Lei 21.157 de 2018”, conclui Macedo.

Super queijos

O Made in Minas Gerais: Rota do Queijo de Minas – Sabores que Conectam também vai reunir os famosos Super Queijos de Minas, que é um movimento de valorização e promoção dessas iguarias, desafiando as regiões reconhecidas a produzir o maior exemplar já registrado, seguindo as regras e técnicas tradicionais.

Saiba mais: Super Queijos chamam atenção e promovem regiões produtoras em Minas

Veja a programação completa do evento

12/09: MM Gerdau

19h às 22h
Apresentação Rota do Queijo de Minas, com degustação de queijos harmonizados com cerveja, vinhos, cachaça e doces mineiros.

20h30
Apresentação da Orquestra Mineira de Viola Caipira

13/09: MM Gerdau

10h às 17h
Feira de queijos e outros produtos mineiros de excelência

10h30
Palestra – Turismo queijeiro – além da vivência, com Renata de Paoli Santos

11h30
Palestra – Super Queijos, com Jordane Macedo, Renata de Paoli Santos, Cassiano, Ivair e Lúcia Oliveira

13h30
Apresentação do violinista Flávio Monteiro

14h30
Palestra Queijos e Fungos, com Lúcia Oliveira

15h30
Degustação de Queijos Mineiros – De onde vem esse trem? Conectando o mundo urbano com o rural através dos queijos, com Renata de Paoli Santos e produtor convidado

16h30
Exibição do documentário Embratur Rota do Queijo de Minas

14/09: MM Gerdau

10h às 17h
Feira de queijos e outros produtos mineiros de excelência

10h30
Degustação de Queijos Mineiros – De onde vem esse trem? Conectando o mundo urbano com o rural através dos queijos, com Renata de Paoli Santos e produtor convidado

11h30
Palestra – Como maturar e conservar seu queijo em casa, com Renata de Paoli Santos

12h30
Exibição do documentário Embratur Rota do Queijo de Minas

13h30
Apresentação do saxofonista EDSAXX

14/09: Mercado Central

Visita Guiada com Renata De Paoli pelas lojas de queijos, com degustações. Inscrição gratuita (20 pessoas)

Cozinha ao Vivo com o Chef Ilmar Costa (Casa Cheia)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas