Fábrica da Heineken em Passos terá tour cervejeiro
A fábrica da Heineken em Passos, no Sul de Minas Gerais, terá um espaço de imersão, onde os visitantes vão poder realizar um tour cervejeiro, aprender sobre a história do grupo, conhecer os ingredientes e os processos de fabricação, além de degustar a cerveja tirada diretamente da fonte. Durante a visita, os interessados também terão acesso a ambientes instangramáveis e a uma loja com produtos exclusivos das marcas.
O CEO do Grupo Heineken no Brasil, Mauricio Giamellaro, anunciou a novidade nesta quinta-feira (6), durante a inauguração da cervejaria no município. O investimento na unidade, chamada Inside the Star Serra da Canastra, foi de R$ 7 milhões.
Conforme o vice-presidente de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos da Heineken, Mauro Homem, o projeto será implementado nos próximos meses e estará funcionando a partir do último trimestre de 2026.
Segundo ele, o Estado alertou a empresa sobre o potencial turístico da região e a companhia entendeu que poderia trazer novos visitantes para ter a experiência de aprender sobre a atividade cervejeira, além de apreciar a natureza.
“Esperamos que o visitante conheça mais sobre a história da empresa e das nossas marcas, mas também tenha a experiência de tomar cerveja direto do tanque, de conhecer as belezas da Serra da Canastra e que tenha mais oportunidade de lazer”, destacou Homem, à imprensa.

Inspirada no que o grupo tem em Amsterdã, na Holanda, a Inside The Star, que na tradução livre significa algo como “por dentro da estrela”, está presente também em outras duas plantas da Heineken no País. São elas: Jacareí (São Paulo) e Ponta Grossa (Paraná).
Na unidade de Passos, a empresa projeta receber mais de cinco mil visitantes já no primeiro ano de funcionamento. O espaço promete impulsionar o turismo da Serra da Canastra, reconhecida por suas belezas naturais e pela produção artesanal de alimentos e bebidas.
“Nós temos uma microcervejaria em Campos do Jordão, que é uma cidade extremamente turística em São Paulo, e o ponto turístico número um de lá é a nossa cervejaria Baden Baden. Então, a gente tem certeza que aqui, com toda essa beleza turística que tem, vamos ter muitos consumidores vindo também para conhecer a cervejaria”, pontuou Giamellaro.

Inauguração da cervejaria conta com a presença do CEO global, além de Alckmin e Zema
A planta da Heineken em Passos foi inaugurada em evento com a presença do CEO global da companhia, Dolf van den Brink, do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) e do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB). A unidade recebeu um aporte de R$ 2,5 bilhões.
Na oportunidade, o executivo do grupo holandês destacou o crescimento e os feitos da empresa no Brasil e disse que o País é o principal mercado para as marcas Heineken e Amstel, que serão produzidas na fábrica. Nesse sentido, o representante do governo federal destacou a qualidade dos produtos da Heineken e pontuou que o mercado brasileiro é o terceiro maior produtor de cervejas do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e da China.
Já o líder do Executivo do Estado agradeceu a todos que contribuíram para o projeto se transformasse em realidade e pontuou iniciativas do governo estadual que viabilizar a vinda da Heineken. Vale citar que a instalação da companhia em território mineiro foi antecipada pelo Diário do Comércio em fevereiro de 2020 e confirmada pelo governador em dezembro do mesmo ano. A princípio, a unidade seria em Pedro Leopoldo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), mas após entraves judiciais, passou para Passos.
O repórter viajou para Passos a convite da Heineken
Ouça a rádio de Minas