Ferrovia que liga São João del-Rei e Tiradentes vai ganhar memoriais permanentes; veja como visitar

As cidades de São João del-Rei e Tiradentes, no Campo das Vertentes, vão ganhar exposições permanentes contanto as suas histórias ferroviárias em extenso acervo de resgate já a partir desta quinta-feira (13), com entradas gratuitas. As cidades são ligadas pela antiga Estrada de Ferro Oeste de Minas, atualmente, Ferrovia Centro-Atlântica, segundo a empresa de logística VLI, concessionária da via.
Para a exposição, uma pesquisa em São João del-Rei incluiu a identificação de 181 fotografias, além de 12 objetos e documentos históricos. Ao longo de 12 meses, foram realizadas 18 entrevistas em áudio e quatro oficinas colaborativas, contando com a participação de quase 50 voluntários de toda a comunidade local.
Já em Tiradentes, a pesquisa colheu 135 fotografias, além de seis objetos e documentos históricos. A expografia foi construída de forma colaborativa ao longo de 11 meses e teve a participação de cerca de 40 voluntários em três oficinas. Ao todo, foram colhidas 26 entrevistas para a mostra.
Quem conta mais sobre a idealização das duas exposições é a coordenadora técnica da Agência de Iniciativas Cidadãs (AIC), Gislaine Gonçalves. Segundo ela, parte da história agora contada na exposição remonta ao passado, quando a cidade de São João del-Rei teve sua dinâmica econômica, política e social bastante modificada pela chegada da ferrovia.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“O tempo na ‘cidade dos sinos’ passou a ser regido também pelo apito da Maria Fumaça, máquina que recebeu muito carinho não só por parte dos ferroviários como também da população. A relação dos são-joanenses com a ferrovia é marcada pelo afeto, e buscamos expressá-la nesta exposição”, explica.
Leia também: VLI amplia frota de locomotivas para a Ferrovia Centro-Atlântica
Quanto à histórica Tiradentes, Gislaine Gonçalves destaca que os laços estabelecidos entre a população e o trem de ferro também apresentam um forte apego, afinal, a centenária locomotiva marcou importantes momentos afetivos na memória da comunidade.
“Várias histórias de vida se entrelaçam à da ferrovia e, por isso, a população se mobilizou para que este patrimônio cultural fosse preservado. Nos relatos, é perceptível a relação entre o trem e a identidade tiradentina”, diz.

A iniciativa de criação dos memoriais é da VLI em parceria com a AIC e com os escritórios regionais do Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Onde conferir as exposições?
- Em São João del-Rei: a mostra pode ser conferida no memorial criado no Museu Ferroviário de São João del-Rei, situado à rua Hermílio Alves, 366, no Centro da cidade. A entrada é gratuita.
- Em Tiradentes: a exposição foi instalada na Estação Ferroviária Tiradentes, que está localizada na rua Capitão Chaves Miranda, 2, mais precisamente no bairro Várzea de Baixo. A entrada também é gratuita.
Ferrovia, Maria Fumaça e valores históricos
Entre as duas cidades, o trem turístico batizado há décadas de Maria Fumaça entre São João del-Rei e Tiradentes percorre um trajeto de 12 quilômetros, operado pela VLI. Ela se tornou patrimônio histórico de Minas Gerais e é a mais antiga em operação no Brasil, atraindo turistas do mundo inteiro.
Desde a sua fundação em 1881, a locomotiva é uma das poucas no mundo que continua em operação percorrendo por trilhos de bitola de 76 centímetros, que são mais estreitos que o usual para estradas de ferro.
Por dentro do trem, os vagões de madeira são conservados e o trem passa por vistorias constantes para a segurança dos passageiros. A capacidade para transporte é de até 280 passageiros, entretanto, os assentos não são marcados. Desta forma, o acesso aos vagões é realizado por ordem de chegada.

Quando são os passeios de Maria Fumaça?
Se você deseja conferir a exposição em São João del-Rei ou em Tiradentes, e quer aproveitar para fazer o passeio de Maria Fumaça, saiba que a locomotiva tem dias e horários específicos para viagem.
A circulação do trem acontece sempre às sextas-feiras, sábados e domingos. No entanto, em caso de feriados, é preciso consultar os horários antecipadamente nas estações. Também é possível adquirir as passagens na bilheteria virtual clicando aqui.
Quanto custa passear de Maria Fumaça entre São João del-Rei e Tiradentes?
Para os passeios em qualquer um dos dois sentidos, a passagem custa:
- R$ 86 a inteira.
- R$ 43 a meia-passagem. Ela é destinada às crianças de 6 a 12 anos, mediante apresentação de certidão de nascimento, assim como para estudantes mediante apresentação de documentação escolar e identidade com foto. Pessoas acima de 60 anos também têm direito ao benefício, apresentando documento de identidade com foto.
- Para crianças entre 0 e 5 anos, a entrada é gratuita, mediante apresentação da certidão de nascimento pelos pais ou responsáveis legais.
Ouça a rádio de Minas