Turismo

Inverno em Minas: conheça 5 roteiros turísticos para aproveitar o frio nas férias

Os passeios por cidades mineiras no inverno possibilitam visitas a vinícolas, queijarias, cidades históricas, natureza exuberante e eventos culturais
Atualizado em 27 de junho de 2024 • 18:09
Inverno em Minas: conheça 5 roteiros turísticos para aproveitar o frio nas férias
Monte Verde é uma das cidades mais frias de Minas Gerais | Crédito: Embratur Sebrae/ Divulgação

Com destaque nos índices de turismo, Minas Gerais acaba de lançar cinco roteiros turísticos especiais para a estação mais fria do ano. A iniciativa faz parte da campanha Inverno em Minas, lançada nesta quinta-feira (27) pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), com apoio da Cemig via Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

O objetivo, segundo a pasta, é posicionar o Estado como um dos principais destinos turísticos do País no inverno, considerando a pluralidade de atrativos e paisagens mineiras, que podem agradar diversos tipos de viajantes.

Vale lembrar que Minas Gerais liderou o crescimento do turismo no Brasil em 2023, quando recebeu mais de 31 milhões de visitantes e, neste ano, segue em primeiro lugar na variação acumulada de abril de 2023 a abril de 2024. No período, o volume das atividades turísticas no Estado chegou a 12,5%, 166% acima da média nacional (4,7%), segundo o relatório mais recente do Observatório do Turismo de Minas Gerais, realizado a partir dos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Somos competitivos no mercado nacional e internacional neste período do ano. O ‘Inverno em Minas’ significa mostrar para o Brasil e para o mundo a potência desse período no Estado como um todo. De Monte Verde a Tiradentes, passando pela região da Mantiqueira e outras regiões, as cidades estão realmente preparadas para acolher quem quer vir a Minas Gerais. Abre-se um leque impressionante para que possamos continuar crescendo o dobro da média nacional”, diz o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira.

400 municípios mineiros como “destinos de inverno”

A expectativa é que cerca de 500 ações aconteçam em aproximadamente 400 municípios do Estado até o dia 22 de setembro, encerramento oficial do inverno.

A campanha turística coincide com os tradicionais festivais da estação em diversas localidades, que contam atividades culturais e educativas, como shows, exposições, oficinas, apresentações teatrais e sessões de cinema.

Além disso, o projeto também promove e valoriza a cozinha mineira, patrimônio cultural imaterial de Minas Gerais, com receitas típicas de inverno, como caldos e pratos derivados de milho e mandioca, alimentos reconhecidos como Patrimônio Cultural Imaterial de Minas Gerais, quentão, feito com cachaça, quitandas, pão de queijo e os premiados vinhos, azeites e cafés.

Imagem mostra apresentação de queijos especiais mineiros à mesa
Crédito: Léo Bicalho/ Secult-MG

O queijo, claro, um dos símbolos da cultura mineira, está sempre presente à mesa. Vale ressaltar que o Queijo Minas Artesanal está mais perto de se tornar Patrimônio Mundial da Unesco. Na última semana, esse e outros tipos do produto foram apresentados em uma ação cultural do Governo de Minas na Embaixada do Brasil em Paris.

Conheça 5 roteiros de inverno em Minas Gerais

As montanhas de Minas ganham um charme a mais no inverno e acabam atraindo muitos turistas, interessados nos encantos das regiões do Estado. Por isso, o projeto da Secult listou cinco roteiros que combinam belezas naturais, patrimônio histórico, tranquilidade, aventura e as delícias da cozinha mineira. Confira, abaixo, e programe-se!

  • Território dos Vinhos: passa por Três Pontas, Caldas, Andradas e São Gonçalo do Sapucaí.
  • Território Sul de Minas: compreende Extrema, Gonçalves e Monte Verde.
  • Território Serra da Canastra: explora São João Batista do Glória, São Roque de Minas e Vargem Bonita.
  • Território Espinhaço/Diamantes: passa por Diamantina, São Gonçalo do Rio das Pedras, Milho Verde, Serro e Lapinha da Serra.
  • Território do Ouro: conta com o Santuário do Caraça, Catas Altas, Santana do Montes e Tiradentes no percurso.

Os roteiros proporcionam vivências únicas pelos tesouros mineiros na estação mais fria do ano, e possibilitam visitas a vinícolas, queijarias, cidades históricas, natureza exuberante, eventos culturais, dentre outros.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas