Investe Turismo já fez 82 atendimentos pelo Cadastur

O secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, Aluizer Malab, apresentou os resultados preliminares do programa Investe Turismo. A apresentação foi feita no 9º Encontro da Rede de Inteligência de Mercado no Turismo (RIMT), realizado em São Paulo.
Segundo os dados apresentados pelo MTur, até agora, foram 22 seminários realizados, mais de 3 mil participantes nos lançamentos feitos nos Estados, 486 atendimentos pelo Sebrae, 82 atendimentos pelo Cadastur, 188 atendimentos pelo BNDES e outros bancos estaduais.
O secretário Malab ressaltou que o programa Investe Turismo é um dos projetos prioritários do governo federal na Pasta do Turismo e que, portanto, estará sujeito a monitoramento periódico de seus resultados por parte da Casa Civil.
“O programa possui cinco eixos estratégicos: marcos legais, apoio aos segmentos, patrimônios mundiais, conectividade, mobilidade e investimentos. Estamos trabalhando com base nesses pilares para alcançar a meta de dobrar o número de turistas no Brasil”, explicou o secretário.
O representante da Decolar, Rodrigo Vaz, membro da RIMT, palestrou sobre a transformação digital no turismo, a importância do conteúdo no ambiente digital e os requisitos para vendas on-line. Ele reforçou a parceria com o MTur a partir das facilidades que o site oferece na compra de viagens.
“Estamos presentes em 19 países da América Latina, o que significa um grande meio de atração de turistas para os nossos destinos brasileiros”, destacou.
Vaz também apresentou um panorama do cenário digital, os produtos da Decolar e quais requisitos necessários para entrar na plataforma. O MTur vai preparar as rotas e os roteiros do Investe para o mercado.
Também participaram do evento representantes do Sebrae, da Embratur, do Beto Carrero e das secretarias estaduais de Turismo que discutiram sobre o apoio à comercialização, mapeamento do mercado turístico e tendências de mercado e turismo.
A Rede de Inteligência de Mercado no Turismo (RIMT) é um ambiente técnico destinado à análise de informações e compartilhamento permanente de experiências, que visa orientar a promoção dos destinos, conforme as expectativas e tendências dos mercados.
O Investe Turismo selecionou 30 rotas turísticas estratégicas no Brasil, que englobam 158 municípios das 27 unidades da Federação. O investimento inicial será de R$ 200 milhões.
As rotas turísticas selecionadas receberão ações organizadas em quatro linhas de trabalho que vão desde o fortalecimento da governança, por meio de uma agenda estratégica entre setor público e privado; melhoria dos serviços e atrativos turísticos, com foco especial nas micro e pequenas empresas; marketing e apoio à comercialização, por meio de campanhas, produção de inteligência mercadológica e participação em eventos estratégicos; até a atração de investimentos e o apoio ao acesso a linhas de crédito e fontes de financiamento. (Com informações do MTur)
Setor hoteleiro prevê criar mais empregos
O recorte regional da Sondagem Empresarial do Setor Hoteleiro no Brasil, realizada pelo Ministério do Turismo, aponta que as cinco regiões estão otimistas em relação a criação de emprego para o próximo semestre. Segundo os dados, o Norte lidera entre os empreendedores que pretendem contratar mais funcionários (35,1%), seguido do Centro-Oeste (28,1%), Sul (22,2%), Sudeste (21,7%) e Nordeste (19%)
Os dados de julho de 2019 revelam que houve aumento da perspectiva dos empresários das cinco regiões em comparação com a apuração feita para o segundo semestre do ano passado. A intenção de gerar mais empregos no setor hoteleiro cresceu 130,9% na região Norte, 48,6% no Centro-Oeste, 41,4% no Sul, 20,5% no Sudeste e 0,6% no Nordeste.
Em relação à intenção de investir no setor de hotelaria nos próximos seis meses, a pesquisa mostra que a região Norte e a Centro-Oeste são as mais confiantes: 79,8% dos donos de hotéis das duas regiões afirmaram que pretendem investir em seus negócios. Na região Sul, 71,2% responderam positivamente, no Nordeste 70,1% e, no Sudeste, 55,7%.
A diretora-geral do Hotel Sonata, em Fortaleza (CE), Ivana Bezerra, declara que o turismo vive um momento de expansão, o que possibilita planejar novos investimentos.
“Pretendemos investir mais de R$ 2 milhões em nosso empreendimento para atender a grande demanda que atinge a nossa região, principalmente relacionado ao turismo de negócio”, ressalta.
A pesquisa faz parte da segunda etapa da Sondagem Empresarial do Setor Hoteleiro no Brasil, promovida pela Subsecretaria de Inovação de Gestão do Conhecimento do MTur, por meio de questionário eletrônico. São consultadas empresas de hospedagem de todos os portes, entre hotéis, pousadas, resorts e acampamentos turísticos. Ao todo, 1.173 empresários do setor hoteleiro, de todas as Unidades Federativas do Brasil, responderam às perguntas em todo o mês de julho de 2019. A pesquisa teve apoio das secretarias e órgãos estaduais de Turismo e entidades representativas do ramo hoteleiro. (Com informações do MTur)
Para ministro, economia está reagindo
O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, participou da 99ª reunião ordinária do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), no Expo Center Norte, em São Paulo.
O crescimento ascendente do turismo foi a pauta principal discutida pelos secretários de Turismo de todas as regiões do País. Na ocasião, o ministro destacou o empenho do governo federal e do Ministério do Turismo em recuperar a economia brasileira, que herdou de gestões anteriores um déficit de R$ 140 bilhões.
“Mesmo com todas as dificuldades, a boa notícia é que a nossa economia está reagindo muito rápido e o ânimo no mercado é muito grande. Juntos, vamos ver o turismo entrar em um patamar nunca antes visto na história”, destacou o ministro.
Álvaro Antônio afirmou ainda que o trabalho do MTur é transversal. “Todos nós precisamos de infraestrutura, segurança pública e desenvolvimento regional. Nosso dever é entregar o que há de mais fundamental para a população: o emprego e a dignidade a todos. Esta é a nossa missão”, complementou o titular da Pasta.
Durante a reunião, a presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav Nacional), Magda Nassar, apresentou números que demonstram o crescimento do segmento nos últimos anos. Segundo ela, 91% dos pacotes de cruzeiros marítimos e 53% das passagens aéreas da Gol Linhas Aéreas foram vendidas pelas agências e operadoras de viagens. O faturamento das 2.300 associadas da Abav chegou a R$ 31 bilhões.
Em sua fala, o ministro comemorou os números apresentados pela Abav Nacional. “Sem as operadoras e sem as agências, o turismo não existe. São dados impressionantes e que demonstram a força do nosso setor, com o apoio fundamental deste segmento”, finalizou Álvaro Antônio.
Ainda na pauta do encontro foram apresentados cases de sucesso no turismo desenvolvido pelo Estado de Minas Gerais e instrumentos de apoio ao turismo pelo BNDES. (Com informações do MTur)
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