Guia Menuuh fortalece roteiros de experiência em Belo Horizonte

Nos dicionários de “mineirês” a expressão “Nuh” é descrita como uma interjeição que indica surpresa ou admiração. Pode ser também uma manifestação de alegria, contentamento, satisfação ou aprovação. Um Menuuh – honrando outra tradição mineira que é a de encurtar e juntar palavras -, por tanto, é um cardápio recheado de opções surpreendentes e que podem gerar grande contentamento. Essa é a ideia do guia “Menuuh – Experiências Turísticas de Belo Horizonte”, lançado pela Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur) em parceria com o Sebrae Minas, no fim do mês passado.
Para o catálogo, segundo a presidente da Belotur, Bárbara Menucci, foram selecionadas 19 experiências inovadoras nas áreas de gastronomia, música, agroecologia, cervejaria, arte e design, entre outras.
“A partir de uma parceria com o Sebrae abrimos a primeira rodada do Menuuh para mapear as principais experiências e produtos. As pessoas se inscreveram para a seleção e os escolhidos receberam apoio para tornar aquela experiência um atrativo turístico. Então ajudamos desde a formatação em si até a precificação, por exemplo, conforme a necessidade do empreendimento. O objetivo é que tenhamos outras rodadas e que novas experiências façam parte do guia”, explica Bárbara Menucci.
Para a gestora pública, a rica variedade de propostas vêm ao encontro do posicionamento turístico que a Capital apresenta: “BH, uma cidade surpreendente”. O Menuuh faz parte do projeto ‘Acelera Check-in Turismo’, trabalho da Belotur e do Sebrae Minas que mapeia os principais produtos e experiências turísticas da capital mineira, levando em consideração a demanda do mercado. Também participaram da produção do material os empreendedores do segmento de turismo que fazem parte do ‘Programa Belo Horizonte Receptiva’, iniciativa da Belotur que visa sensibilizar e capacitar os profissionais da cadeia produtiva da cidade, apoiando na estruturação e qualificação dos produtos e serviços ofertados a fim de comercializá-los de maneira eficaz.

“O Menuuh faz parte de toda a política pública para o turismo desenvolvida pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e conversa com as demais instâncias como governo do Estado e o governo federal, seja através da Embratur ou do Ministério do Turismo. O principal caminho é a construção de políticas públicas perenes e a presença do Sebrae é muito importante para que os empreendedores sejam os protagonistas. A participação em feiras nacionais e internacionais também é muito importante. Escolhemos fazer o lançamento oficial durante a Abav Expo 2024, um dos eventos mais relevantes do setor, que aconteceu em Brasília (DF) e logo depois apresentamos o Menuuh na Feira Internacional de Turismo América Latina (FIT), em Buenos Aires”, pontua.
Turismo de experiência revela originalidade de Belo Horizonte
As experiências escolhidas se relacionam com tradições belo-horizontinas, como a cultura de bares, os patrimônios reconhecidos internacionalmente, como o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em 2017, e a própria culinária, que rendeu à Capital o título de Cidade Criativa pela Gastronomia, também pela Unesco, em 2019; e o movimento musical Clube da Esquina, liderado por Milton Nascimento, na década de 1960.
E o que une tudo isso é o modo único e singular do morador da Capital de viver e experimentar a sua cidade. A proposta do “Entre escritores e poetas” é de um passeio histórico e literário pelas ruas e praças de Belo Horizonte, que proporciona ao visitante uma imersão na vida e na obra de nove personagens icônicos, imortalizados em obras esculturais de diferentes épocas e estilos. Ao longo do roteiro, conduzido por meio contos e poemas de Henriqueta Lisboa, Fernando Sabino, Carlos Drummond de Andrade e outros nomes relevantes da nossa história literária, o visitante pode conhecer artistas, técnicas e materiais empregados nessas esculturas, além de explorar um pouco da história da cidade e ver como cada um desses personagens influenciou a cultura de Belo Horizonte e de Minas Gerais. O percurso tem aproximadamente três quilômetros.
O Menu Tupis, que acontece dentro do Mercado Novo, é uma homenagem ao Centro da cidade, por meio de técnicas, ingredientes e forma de apresentação. São sete etapas, que mostram as razões que tornaram Belo Horizonte uma das Cidades Criativas da Gastronomia pela Unesco.
Mais uma experiência a pé é a Nostálgicos Futebol Clube, que reúne três marcas da cidade: comida de boteco, cerveja especial gelada e futebol. A história de Belo Horizonte é mostrada através do esporte, destacando como América, Atlético e Cruzeiro surgiram e modificaram a cidade. E, é claro, que essa conversa não poderia acabar em outro lugar que não fosse uma mesa de bar.
“No chamado turismo de experiência o viajante quer entender e experimentar o modo de vida daquela comunidade e o que não falta em Belo Horizonte é originalidade. Essas experiências são para os turistas e também para os moradores. Na correria do dia a dia, muitas vezes, deixamos de observar e vivenciar oportunidades incríveis que estão muito próximas. O guia é também para a população de BH. Cidade boa para o turista é a que é boa para o seu cidadão”, completa a presidente da Belotur.
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