Presidente da Embratur diz que Minas tem mais potencial para atrair turistas estrangeiros
O presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo, acredita que Minas Gerais é o estado com maior potencial de crescimento no número de turistas estrangeiros no Brasil. A declaração foi dada nesta quinta-feira (23), em Belo Horizonte.
Na ocasião, foi apresentado o plano estratégico de marketing turístico do Brasil, com foco em Minas Gerais, como forma de impulsionar o turismo internacional no Estado. A iniciativa é do Ministério do Turismo, por meio da Embratur, em parceria com o Sebrae e o Governo de Minas Gerais.
A proposta faz parte de um plano nacional que passará pelas 27 unidades da federação, promovendo o alinhamento entre governos, setor privado e comunidades locais. Minas Gerais é a 13ª unidade da federação onde o plano foi apresentado.
Chamado de Plano Brasis 2025-2027, o projeto representa uma quebra de paradigma na promoção do Brasil no exterior. Em vez de apresentar o País como um único destino, o conceito “Brasis” busca valorizar a pluralidade de culturas, paisagens e experiências oferecidas pelos diferentes destinos brasileiros.
“Não dá para apresentar um plano estratégico único. O Brasil é diverso, com muitas peculiaridades. Não temos uma comida brasileira ou um destino único, mas vários”, afirmou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
Segundo Freixo, o Brasil vive uma fase singular: “É o melhor momento da história do turismo no País. Chegamos a 7 milhões de turistas estrangeiros em nove meses. O Brasil nunca havia recebido esse número em um ano, e já o alcançamos em nove meses.”
Potencial de crescimento
Nesse cenário, Marcelo Freixo afirmou que Minas Gerais é o estado com maior potencial de crescimento no número de turistas estrangeiros.
“O projeto entendeu que Minas precisa se potencializar. O Estado talvez seja o lugar onde possamos ter o maior crescimento do Brasil, com base nos números que ainda estão muito abaixo do potencial mineiro. Minas tem gastronomia, natureza e cultura espetaculares. Tem turismo histórico e arquitetura impressionante. O potencial é enorme”, disse.
De acordo com o presidente da Embratur, enquanto a presença de estrangeiros no Brasil cresceu 46% neste ano, em Minas Gerais o aumento foi de apenas 7,8%. A baixa atratividade, segundo ele, não se deve à falta de estrutura, mas à ausência de um trabalho coletivo de divulgação e atração desses turistas.
“É isso que estamos fazendo aqui: buscando um trabalho de cooperação e criando um ambiente coletivo para intensificar o turismo estrangeiro. Minas tem voos internacionais, rede hoteleira fortalecida e ferramentas para abraçar esse crescimento”, afirmou.
Turismo além das praias
Nesse sentido, a secretária de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Barbara Botega, destacou que mais de 60% dos turistas no mundo buscam destinos que vão além do litoral.
“Temos um potencial enorme para crescer. A tendência do turismo internacional é a busca por experiências, e há alguns anos trabalhamos o conceito da mineiridade. Existe um arcabouço sólido para promover o Estado a partir de vivências reais. Temos as vinícolas, os queijos, as plantações de café e 60% do patrimônio histórico do Brasil. O potencial é imenso: quem busca experiências pode vivenciá-las em Minas Gerais”, afirmou.
O superintendente do Sebrae Minas, Afonso Rocha, ressaltou a importância dos empreendedores locais para o setor do turismo. “Precisamos considerar que 90% das empresas do trade turístico são de micro ou pequeno porte. Nossa atuação se justifica: já trabalhamos com empresas do café, do queijo, das vinícolas e dos azeites, e este projeto potencializa ainda mais nosso trabalho”, afirmou.
Afonso Rocha acrescentou que o turismo movimenta mais de 50 setores da economia. “Quando se investe em turismo, movimenta-se toda a economia local. Do produtor rural que planta hortifruti ao restaurante, todos se beneficiam com a presença do turista na cidade. O turismo tem a capacidade de impulsionar a economia”, destacou.
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