Minas Gerais terá ‘bar’ nas Olimpíadas de Paris para promover o Estado

O Governo de Minas Gerais lançou, nesta quinta-feira (18), o programa “Minas Bar”, uma iniciativa com o propósito de fomentar e promover o esporte, o turismo e a cultura do Estado durante as Olimpíadas 2024 em Paris, na França. Os jogos olímpicos começam já na próxima semana, com abertura oficial no dia 26 de julho.
“O evento será um momento em que a França estará recebendo milhões de pessoas do mundo todo e nós esperamos receber lá, nesses 17 dias [de jogos], entre 70 mil e 80 mil pessoas que terão a oportunidade de conhecer um pouco mais de Minas Gerais. Com certeza, parte deste público um dia visitará Minas, fazendo com que a nossa atividade turística se movimente e crie emprego e renda”, disse o governador de Minas Gerais Romeu Zema (Novo).
O anúncio da iniciativa ocorreu no Centro de Treinamento Esportivo (CTE), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no bairro São Luiz, na região da Pampulha, em Belo Horizonte.
Como será o Minas Bar em Paris
O espaço terá pratos-raízes da gastronomia mineira, assinados pela plataforma Fartura, durante o evento esportivo por meio de um patrocínio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge). O Minas Bar ficará dentro da Casa Brasil, um ambiente com stands de vários estados do País em Paris.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
A Casa Brasil foi instalada no Parc de la Villette, um dos parques urbanos mais icônicos de Paris. O equipamento conta com uma localização privilegiada aos locais que concentrarão grande volume de competições olímpicas.
Desta forma, o ‘bar’ montado pelo governo de Minas na Casa Brasil é uma espécie de “quiosque” com vários quitutes mineiros. Ali, o público do evento, turistas e atletas poderão degustar um menu composto por três tipos de queijos produzidos no Estado, pães de queijo tradicionais e recheados, uma receita especial de milho e goiabada cascão, dentre outras iguarias.
Vitrine de Minas para o mundo
Durante o lançamento, Zema frisou que a intenção do Estado é de que o espaço represente Minas Gerais como uma rota completa para eventos nacionais e internacionais com o objetivo de fomentar oportunidades de investimentos, renda e empregos.
“Estamos aproveitando todo o contexto de investimentos ao turismo, esporte e cultura de Minas para divulgarmos aquilo que é tão mineiro, que é a nossa cozinha, na França. Não querendo desfazer de forma alguma da cozinha francesa que é uma referência em todo o mundo, mas cada uma com as suas particularidades”, disse.
Segundo ele, um espaço interativo será montado para os jogos olímpicos com a intenção de reunir atrações e riquezas do Estado, além de valorizar nomes do atletismo mineiro que estarão na competição.
Participação de Minas nos jogos paralímpicos 2024
Nesta quinta-feira (18), o governador também se reúne com atletas paraolímpicos no CTE da UFMG, como Izabela Silva Campos, da categoria de lançamento de disco e arremesso de peso. A paratleta já está confirmada para disputar os jogos paralímpicos em Paris.
Izabela Campos conquistou a medalhe de bronze na edição de 2016 das Paralimpíadas, no Rio De Janeiro, trouxe o ouro para o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, em 2015, e e também na edição de 2019, em Lima, no Peru.
“Para mim, governador, é muito bom ver um Estado que há cinco anos e meio sequer tinha condição de dar uma merenda adequada nas escolas públicas. Hoje, consegui fazer algo a mais ligado ao esporte enviando pessoas para participar da Paralimpíadas”, disse Zema.
Ouça a rádio de Minas