Turismo

Minas Gerais promove o Carnaval mineiro no 8º Salão Nacional do Turismo, no Rio

Evento no Rio de Janeiro destaca a importância do Carnaval mineiro, que movimentou R$ 4,7 bilhões em 2024
Minas Gerais promove o Carnaval mineiro no 8º Salão Nacional do Turismo, no Rio
Crédito: Dirceu Aurélio/Imprensa MG

Minas Gerais participa, nesta quinta-feira (8), do 8º Salão Nacional do Turismo, no Rio de Janeiro. O Estado é representado pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG) e busca promover no evento o Carnaval e as rotas turísticas mineiras. O Salão do Turismo vai até domingo (11) e deve receber cerca de 120 mil visitantes, entre empresários, gestores públicos e profissionais do setor.

O Carnaval mineiro, que em 2024 injetou R$ 4,7 bilhões na economia e gerou 100 mil empregos, segundo a Secult, é destaque no espaço “Brasil em Festa” sob a iniciativa “Caravana do Carnaval da Liberdade”.

Representantes de blocos de rua, ligas de escolas de samba e blocos caricatos de Minas Gerais também participam do evento para promover a festa que, este ano, atraiu 12 milhões de foliões.

Atividades e intercâmbio cultural

Neste sábado (10), o Bloco da Esquina fará uma apresentação no Salão, transformando canções de ícones da música mineira como Milton Nascimento e Lô Borges em marchinhas carnavalescas.

A participação mineira no evento também visa fortalecer o planejamento do Carnaval da Liberdade 2025, com iniciativas como ensaios em espaços públicos, capacitações e um edital de incentivo para grupos carnavalescos.

“O sucesso do Carnaval em Minas se deve à segurança, diversidade, estrutura, e ao modo único de receber turistas, além do apoio contínuo do governo de Minas”, disse o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira.

Apresentação de novas rotas turísticas

Além da folia, Minas Gerais também apresenta no Salão Nacional do Turismo quatro rotas turísticas estruturadas em parceria com o Sebrae. As rotas “Cafés do Sul de Minas”, “Rota das Artes”, “Café do Cerrado Mineiro” e “Cicloturismo Bahia-Minas” serão expostas ao mercado brasileiro.

Durante o evento, os visitantes poderão degustar produtos regionais como cafés, queijos e cachaças, além de participar de experiências imersivas com realidade virtual.

Cozinha mineira em destaque

A gastronomia mineira também será promovida no evento, com a participação de chefs especializados que irão apresentar pratos típicos e inovadores do Estado. A chef Carol Mesquita, o chef Gabriel Trillo e o mixologista Leo Gomes lideram a exibição, que faz parte do programa “Ano da Cozinha Mineira – Clássica e Contemporânea”, lançado em março.

(Com informações do Agência Minas)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas