Veja oito oportunidades de negócios no setor de turismo para as férias

Com crescimento de R$ 218 bilhões em 2023, o turismo brasileiro teve um aumento de 37%, representando oportunidades para a cadeia de pequenos negócios. Do ecoturismo à hospedagem de animais, passando por esportes, gastronomia e eventos, as oportunidades são ampliadas durante o período das férias.
Quanto à movimentação de turistas no Brasil, 5,9 milhões de estrangeiros visitaram o País, representando um aumento de 62,7%, frente a 2022. Os dados são de um levantamento da Phocuswright, empresa de pesquisa especializada na indústria de turismo.
Segundo informações do Ministério do Turismo, com a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e a Polícia Federal, de janeiro a outubro de 2024, mais de 5,4 milhões passageiros de outros países chegaram no Brasil.
Apenas em outubro de 2024, foram registrados 508,7 mil desembarques, volume que é 24,1% superior ao mesmo período do ano anterior.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“Tivemos o melhor mês de outubro da história no setor aéreo. Houve um aumento de 6,5% em relação ao ano passado, o que representa cerca de 8,3 milhões de passageiros voando pelo Brasil no período”, destaca o presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Décio Lima.
Ainda segundo Lima, atualmente no País, existem 1,78 milhão de empreendimentos no setor de turismo, dos quais, 97,4% são pequenos negócios.
Destacando as oportunidades no segmento de turismo durante as férias, as projeções da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), apontam que a expectativa é de que, entre novembro deste ano e fevereiro de 2025, o faturamento no setor seja de R$ 157,7 bilhões, volume 1,7% maior que no mesmo período de 2023.

Confira as oportunidades de negócios no turismo para o período de férias
- Ecoturismo: a promoção de trilhas e caminhadas na natureza são buscadas por diversos turistas.
- Esportes: a realização de esportes nos litorais representa uma oportunidade para empreendedores, que ofertam atividades como surf, vôlei de praia, slackline etc.
- Gastronomia: a diversidade gastronômica é importante para os clientes, principalmente para quem busca alternativas saudáveis e que combinam com o clima.
- Guia de turismo: a temporada de verão é uma oportunidade para microempreendedores individuais (MEI) atuarem como guias turísticos para novos visitantes nas cidades ou áreas.
- Hospedagem para animais de estimação: os donos de negócio que ofertarem oportunidades de estadia para animais de estimação podem se tornar um diferencial para clientes que buscam deixar seus pets em segurança no período de viagem.
- Moda praia: durante o verão, os turistas procuram por vestuários para serem usados em dias de calor e praia. Para isso, é importante ter uma variedade de roupas de banho, óculos de sol, chapéus etc.
- Eventos: na temporada, a busca por shows, exposições e apresentações movimenta o segmento de produção de eventos. Em vista disso, os empreendedores podem investir para ampliar o serviço aos turistas.
- Serviços de recreação infantil: é importante ofertar serviços para entreter o público infantil durante a alta temporada de turismo.
(Com informações da Agência Sebrae de Notícias)
Ouça a rádio de Minas