Pan-Americano de Parapente atrai atletas e turistas para Andradas

A natureza exuberante do Sul de Minas vai ganhar um colorido a mais com o Pan-Americano de Parapente, que acontece em Andradas, entre os dias 14 e 21 de setembro. O evento promete agitar o setor turístico de Andradas e cidades vizinhas. São esperadas mais de 8 mil pessoas ao longo da semana, entre atletas, equipes, imprensa e amantes do esporte.
De acordo com o presidente da Vetor Esportes – organizadora do evento -, Luís Cruz, a escolha da cidade levou em consideração, além das condições naturais do Pico do Gavião, que permite aos pilotos segurança na decolagem e no pouso, a possibilidade de voar em todos os quadrantes de vento e pouca possibilidade de chuva, a infraestrutura para receber participantes e turistas.
“A escolha de Andradas vem de uma disputa internacional há dois anos. A cidade apresentou uma proposta ao Comitê Internacional e disputamos com outros dois países. A votação foi em fevereiro de 2023. Além das condições naturais que Andradas oferece para a prática do parapente, a cidade cresceu muito em infraestrutura turística nos últimos cinco anos. Estamos na divisa com São Paulo, o que facilita a logística das equipes. Estão inscritos 120 atletas de 30 diferentes países”, explica Cruz.
A organização estima investir R$ 700 mil na preparação da competição e que, pelo menos, o dobro seja gasto no comércio do município.
Não é a primeira vez que Minas Gerais recebe o evento. Em 2022, foi Governador Valadares, (Vale do Rio Doce) quem abrigou o Pan-Americano de Parapente. Naquela edição, o Brasil levou o título por Nações e o Open, com o piloto Rafael Saladini.
O Pan-Americano vai funcionar como um preparatório para o 19º Mundial de Parapente, em 2025. Juízes e coordenadores da Federação Aeronáutica Internacional (FAI) vão avaliar Andradas e propor alterações, caso necessário.
Governador Valadares também recebeu o Mundial em 2005, sendo lembrada até hoje como uma das edições mais organizadas da competição.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agrário, Turismo e Cultura de Andradas, Erivelton Luís Siqueira, os campeonatos de parapente são oportunidades importantes para a divulgação de Andradas no exterior. A cidade, que faz parte de prestigiadas rotas turísticas com produtos como vinho, café e azeites e também é famosa por roteiros junto à natureza, seja para contemplação ou prática de esportes radicais.
O cicloturismo, a Rota do Vulcão e o Caminho da Fé ajudam a compor o cardápio de atrações para todas as idades que podem, ainda, aproveitar a típica gastronomia das montanhas do Sul de Minas.
“É muito bom ter um evento como este aqui e a expectativa é muito grande. Estamos prontos para receber atletas e turistas com uma rede hoteleira renovada, bares e restaurantes variados e uma cidade organizada e com os atrativos turísticos sinalizados. Quem vier para o Pan-Americano de Parapente vai poder, ainda, conhecer nossos outros atrativos naturais como a Pedra do Elefante e a Pedra da Cruz, por exemplo, as vinícolas, as fazendas de cafés especiais, além de desfrutar da comida mineira e os nossos azeites premiados”, destaca Siqueira.
Outro objetivo dos eventos é difundir a prática do voo livre no Brasil. Em junho deste ano, a Comissão de Esporte (CESp) do Senado Federal aprovou o projeto que regulamenta as profissões de instrutor de voo livre, do piloto de voo duplo turístico de aventura. O PL 1884/2024 será apreciado pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS). A proposta estabelece que os profissionais devem ser habilitados pela Confederação Brasileira de Voo Livre (CBVL) ou pela FAI.
“O voo livre como um todo e o parapente, dentro dele, é um esporte encantador e mais simples do que parece. Minas talvez seja, no Brasil, o estado com mais rampas para a prática do parapente e temos, bem próximas, boas escolas em Andradas e Poços de Caldas, por exemplo. Hoje, com equipamentos e vestuário nacionais, o esporte se tornou financeiramente mais acessível”, afirma o organizador do Pan-Americano de Parapente.
Ouça a rádio de Minas