Portugueses são os turistas que mais procuraram Minas em 2025
O número de turistas portugueses em Minas Gerais cresceu 10,5% entre janeiro a setembro deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. Ao todo, o Estado recebeu cerca de 10 mil visitantes do país europeu. Os dados foram divulgados pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) nesta quinta-feira (23), durante o lançamento do Projeto Brasis 2025-2027, em Belo Horizonte.
De acordo com as informações, o maior aumento no número de turistas, no entanto, veio da Argentina. Enquanto no ano passado o Estado recebeu cerca de mil turistas do país vizinho, até setembro o número praticamente triplicou, chegando a 2.987, uma alta de 173,5%.
Apesar dos resultados positivos, o diretor de marketing da Embratur, Bruno Reis, ressaltou que o Estado tem potencial para mais crescimento. Durante apresentação técnica do plano focado em Minas Gerais, Reis defendeu que o número de turistas portugueses poderia ser muito maior, uma vez que há voos diários interligando tanto Lisboa a Belo Horizonte quanto Minas Gerais ao Brasil.
“O número de turistas que compraram viagens a lazer, tirando o turismo corporativo, para Minas Gerais é um número muito baixo. Poderia ser o dobro”, afirmou.
- Leia mais: Presidente da Embratur diz que Minas tem mais potencial para atrair turistas estrangeiros
Para Reis, Minas Gerais está carente de uma governança local que conduza esse crescimento do turismo definindo objetivos e traçando planos estratégicos de ação para a promoção internacional do Estado. “Eu sinto que é necessária uma mudança de mentalidade do gestor público. Os prefeitos, por exemplo, têm que estar sensíveis a este assunto para entender que o turismo pode alavancar a economia”, comentou.
Na visão do diretor de marketing da Embratur, os Conselhos Estaduais discutem muitas pautas, mas falta uma estratégia coerente de promoção internacional. “O Estado já entende o seu papel, o Sebrae também entende o dele e os atores privados também, mas falta conexão entre todos”, explicou.
Bruno Reis ainda questiona: “De que forma o prefeito do município está sensibilizado? Quem está cuidando da jornada deste turista? É nesse ponto que eu mostro que estamos perdendo um potencial de posicionamento. É preciso ter uma linha coerente e clara de propaganda e promoção, de marketing mesmo”, finalizou.
Dentre as sugestões apresentadas, a ideia é que o setor utilize ferramentas como famtours, press trips e campanhas cooperadas com a Embratur para consolidar Minas Gerais como um território de influência cultural e turística no cenário global.
Veja a lista dos países que mais trouxeram turistas para Minas Gerais neste ano
Ouça a rádio de Minas
