Turismo

Portugueses são os turistas que mais procuraram Minas em 2025

O maior aumento no número de turistas no Estado veio da Argentina
Portugueses são os turistas que mais procuraram Minas em 2025
Foto: Reprodução/Adobe Stock

O número de turistas portugueses em Minas Gerais cresceu 10,5% entre janeiro a setembro deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. Ao todo, o Estado recebeu cerca de 10 mil visitantes do país europeu. Os dados foram divulgados pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) nesta quinta-feira (23), durante o lançamento do Projeto Brasis 2025-2027, em Belo Horizonte.

De acordo com as informações, o maior aumento no número de turistas, no entanto, veio da Argentina. Enquanto no ano passado o Estado recebeu cerca de mil turistas do país vizinho, até setembro o número praticamente triplicou, chegando a 2.987, uma alta de 173,5%.

Apesar dos resultados positivos, o diretor de marketing da Embratur, Bruno Reis, ressaltou que o Estado tem potencial para mais crescimento. Durante apresentação técnica do plano focado em Minas Gerais, Reis defendeu que o número de turistas portugueses poderia ser muito maior, uma vez que há voos diários interligando tanto Lisboa a Belo Horizonte quanto Minas Gerais ao Brasil.

“O número de turistas que compraram viagens a lazer, tirando o turismo corporativo, para Minas Gerais é um número muito baixo. Poderia ser o dobro”, afirmou.

Para Reis, Minas Gerais está carente de uma governança local que conduza esse crescimento do turismo definindo objetivos e traçando planos estratégicos de ação para a promoção internacional do Estado. “Eu sinto que é necessária uma mudança de mentalidade do gestor público. Os prefeitos, por exemplo, têm que estar sensíveis a este assunto para entender que o turismo pode alavancar a economia”, comentou.

Na visão do diretor de marketing da Embratur, os Conselhos Estaduais discutem muitas pautas, mas falta uma estratégia coerente de promoção internacional. “O Estado já entende o seu papel, o Sebrae também entende o dele e os atores privados também, mas falta conexão entre todos”, explicou.

Bruno Reis ainda questiona: “De que forma o prefeito do município está sensibilizado? Quem está cuidando da jornada deste turista? É nesse ponto que eu mostro que estamos perdendo um potencial de posicionamento. É preciso ter uma linha coerente e clara de propaganda e promoção, de marketing mesmo”, finalizou.

Dentre as sugestões apresentadas, a ideia é que o setor utilize ferramentas como famtours, press trips e campanhas cooperadas com a Embratur para consolidar Minas Gerais como um território de influência cultural e turística no cenário global.

Veja a lista dos países que mais trouxeram turistas para Minas Gerais neste ano

Dados das chegadas de turistas internacionais a Minas Gerais | Fonte: embratur.com.br
Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas