Conheça o Programa Belo Horizonte Receptiva, que promete fomentar o turismo na Capital

Fomentar o empreendedorismo no setor de turismo é a missão do Programa Belo Horizonte Receptiva. O objetivo é sensibilizar e capacitar os profissionais da cadeia produtiva da cidade, apoiando na estruturação e qualificação dos produtos e serviços ofertados para comercializá-los de maneira eficaz. Para isso, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) lançou, nesta terça-feira (30), um edital para empreendedores do setor de turismo que queiram fazer parte do programa.
Alinhada à estratégia da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur) de posicionar a Capital como uma cidade surpreendente, a parceria com o Sebrae Minas tem como objetivo atrair turistas brasileiros e estrangeiros para a cidade, tornando-a mais competitiva entre os destinos turísticos do Brasil.
De acordo com a diretora de Marketing e Promoção Turística da Belotur, Marina Simião, diante da necessidade constante de inovação dos atrativos, a cidade precisa, ainda, mostrar melhor toda a sua diversidade.
“Este é um trabalho que precisa ser feito de forma conjunta. O Programa Belo Horizonte Receptiva é uma ferramenta para atender às demandas dos operadores do setor de forma segura, indo além de ser a porta de entrada do Estado, mas sendo um destino diverso e potente, que também é essa primeira experiência de quem chega a Minas Gerais”, explica Marina Simião.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Mapeamento de experiências e produtos turísticos de BH
Criado em 2021, o programa foi revisto de acordo com o Plano Municipal de Turismo. Ao aderirem à iniciativa, as agências de receptivo e os guias de turismo terão diversas vantagens, entre elas:
- acesso ao portfólio de experiências turísticas elaborado pela Belotur e material técnico digital atualizado;
- comunicação periódica, via newsletter, referente ao posicionamento do destino e comercialização da cidade;
- qualificação permanente (workshops, palestras, oficinas, seminários e mentorias);
- incentivos à estruturação de novos roteiros;
- encontros de negócios;
- participação em feiras e ações promocionais, de forma a ampliar o consumo do destino Belo Horizonte pelos turistas e visitantes, elevando sua competitividade.
A iniciativa faz parte da estratégia do Acelera Check-in Turismo, que irá mapear os principais produtos e experiências turísticas de Belo Horizonte, levando em consideração a demanda do mercado.
“Para participar, além de ter sede ou filial em Belo Horizonte, a empresa precisa oferecer experiências que tenham ligação com a cultura da cidade. O objetivo é que o turista fique mais dias por aqui e descubra as surpresas da Capital”, destaca a gerente de Promoção Turística da Belotur, Fernanda Fonseca.
O edital, aberto permanente, está disponível no neste link.
Ouça a rádio de Minas