Turismo

Secult divulga boas práticas do setor de Turismo

Secult divulga boas práticas do setor de Turismo
Crédito: Divulgação

Contribuir para o fortalecimento do turismo em Minas Gerais por meio da difusão de boas práticas e projetos inovadores aplicados em municípios do Estado. Este é o intuito do portfólio “Boas Práticas no Turismo em Minas Gerais 2019” , produzido pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult).

Fruto de uma compilação de dados coletados a partir do Censo do Turismo Mineiro, pesquisa aplicada simultaneamente à atualização do Mapa do Turismo Brasileiro em meados de 2019, o documento reúne ações e práticas turísticas com características diversas e que têm estimulado a cadeia turística em vários municípios e regiões do Estado. A validação das atividades ficou a cargo das Câmaras Temáticas do Conselho Estadual do Turismo.

O documento reúne algumas das boas práticas relativas a gestão, empreendedorismo e serviços que estão transformando a cadeira do turismo no Estado. O portfólio traz exemplos de ações inovadoras, como a implementação de novas técnicas, metodologias e atividades, além de reforçar as ações que já são realizadas pelos municípios, considerando sempre o potencial turístico de cada região. Ao todo, são 36 iniciativas municipais e quatro exemplos de sucesso baseados no programa Minas Recebe, coordenado pela Secult.

De acordo com a Superintendente de Políticas do Turismo da Secult, Flávia Ribeiro, o portfólio “Boas Práticas no Turismo em Minas Gerais” é uma importante ferramenta para os municípios, já que reúne exemplos concretos de como o turismo no Estado tem se tornado cada vez mais sólido.

“O portfólio difunde a qualidade das atividades turísticas no Estado. Ele não é um guia e nem um manual. É um compilado de como a profissionalização do turismo nos ajuda a colher bons resultados”, destaca.

A superintendente também enfatiza que a diversidade de atividades presentes no portfólio é reflexo da variedade turística que o próprio Estado oferta.

“Todas as ações presentes no documento demonstram a potência turística de Minas Gerais, as mais variadas formas de se incrementar o turismo no Estado e, principalmente, como elas foram desenvolvidas ou aprimoradas pelos municípios considerando características importantes, como a vocação da cidade, a tradição do evento ou a necessidade de se investir em alguma atividade que ampliasse a oferta turística”, pontua Flávia Ribeiro.

Profissionalização – Com textos produzidos com apoio dos articuladores turísticos dos municípios, o portfólio descreve eventos, melhorias em infraestrutura, promoção e apoio à comercialização, e mais uma série de ações que demonstram a versatilidade e a constante profissionalização turística nas Instâncias de Governança Regional (IGRs) do Estado. Um dos exemplos vem de Araxá (IGR Alta Mogiana).

A tradicional Feira Artesanal Semente Criativa passou a fomentar ainda mais o turismo e a cultura na cidade após a qualificação profissional de seus organizadores, com a criação de uma comissão formada pelos próprios artesãos.

Políticas públicas para o Turismo também são exemplo das boas práticas. Em Santana do Riacho (IGR Serra do Cipó), na região Central, a prefeitura da cidade publicou um edital com temática cultural, esportiva, gastronômica e técnica direcionado a agentes culturais e turísticos. A proposta é aumentar o fluxo de turistas na cidade, além de incentivar a realização de eventos em períodos de baixa temporada.

Em Cambuí (IGR Serras Verdes do Sul de Minas), uma boa prática desenvolvida pelo município do Sul de Minas é o Selo de Qualidade Turística, que tem a proposta de qualificar os estabelecimentos do trade turístico e fazer com que eles cumpram regras de qualidade estabelecidas pelo Conselho Municipal de Turismo da cidade. Essa iniciativa é uma forma de trabalhar a excelência dos serviços prestados pelos estabelecimentos do local.

Evidenciando a importância de se trabalhar o turismo de forma ampla, o portfólio também reúne ações técnicas e pontuais, mas que fazem toda a diferença para o desenvolvimento de uma forte cadeira turística.

É o caso de Maria da Fé (IGR Caminhos da Mantiqueira), que está investindo em um sistema de sinalização. Com a implantação de placas indicativas de atrações turísticas na cidade, a partir de uma ação público-privada, a proposta é facilitar o acesso e, com isso, aumentar consideravelmente o fluxo de visitantes. (Da Redação)

Wyndham muda corpo diretivo

Continuando o processo de desenvolvimento de seus negócios, a Wyndham Hotels & Resorts, maior empresa de franquias de hotéis do mundo, começou 2020 com duas movimentações em sua equipe.

Para o cargo de Diretor de Operações, a empresa contará com a experiência de Hiram Della Croce. Com 22 anos no setor hoteleiro, o profissional passou pelas redes Accor e Posadas, além do Grupo Nobile. Nessa nova fase, Della Croce ficará responsável pelas operações dos hotéis franqueados e administrados no Brasil e na Bolívia.

Além dessa nova contratação, Fernanda Brunetta assume o posto de Diretora de Aberturas e Integração para a Wyndham na América Latina e Caribe. Após cinco anos como responsável pelo apoio operacional aos hotéis no Brasil, Argentina, Uruguai, Venezuela, Guiana e Suriname, a executiva traz para a nova posição sua experiência de mais de 15 anos na indústria, em empresas globais e nacionais líderes de mercado no segmento.

Nessa nova gestão, Fernanda Brunetta continuará a frente do Programa de Orientação Executiva – POE, desenvolvido para proprietários, diretores de vendas, gerentes gerais, revenue ou qualquer membro da equipe que deseje ser treinado ou reciclado no gerenciamento das ferramentas e recursos da marca, além de melhores práticas do setor.

Contando com um escritório em São Paulo que coordena as atividades de franquia e gerenciamento hoteleiro na região, o grupo enxerga o Brasil como um país estratégico e em processo de expansão na região da América Latina e Caribe.

“O Brasil vem apresentando um crescimento constante e ocupa hoje uma posição de destaque. Em 2019, a Wyndham Hotels & Resorts apresentou um crescimento de 28% em número de quartos abertos atingindo 35 propriedades” diz o presidente e diretor geral para América Latina e Caribe, Alejandro Moreno.

“Estamos com um plano ambicioso de crescimento que faz com que precisemos contar com uma equipe que possua conhecimento das marcas e da indústria. Sabemos que tanto a Fernanda quanto o Hiram trarão uma visão estratégica para que possamos continuar focados em oferecer produtos de qualidade e fidelizar os nossos hóspedes”. (Da Redação)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas