Turismo

Dez ônibus da Expresso Gardênia são retirados de circulação em MG; Santa Cruz assume linhas

Secretaria concedeu uma autorização para a Santa Cruz operar as linhas emergencialmente
Dez ônibus da Expresso Gardênia são retirados de circulação em MG; Santa Cruz assume linhas
Ao todo, 12 ônibus foram autuadas na ação | Crédito: Seinfra / Reprodução

As equipes de fiscalização da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) e do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) retiraram 10 ônibus da Expresso Gardênia de circulação, devido a problemas de manutenção. Todos os veículos operam em linhas intermunicipais na região Sul do Estado.

Conforme a nota divulgada pela Seinfra nesta terça-feira (16), os veículos só poderão voltar a circular caso todas as irregularidades sejam resolvidas e após os ônibus da empresa passarem por nova vistoria no DER-MG. Até lá, a secretária concedeu uma autorização para a Santa Cruz operar, de forma emergencial, as linhas na região.

A ação é resultado das fiscalizações realizadas entre os dias 10 e 12 deste mês, com o objetivo de apurar possíveis irregularidades na operação de linhas da empresa. As fiscalizações ocorreram após denúncias de passageiros que utilizam os serviços. Dentre as reclamações, estão atrasos nas viagens e má conservação dos ônibus.

Durante o período de fiscalização, 13 veículos foram abordados nos municípios de Poços de Caldas, Passos e Cássia. De acordo com a Seinfra, essa quantidade representa quase a totalidade da frota que atende estas três cidades mineiras.

No total, 12 ônibus foram autuados devido a problemas encontrados em itens de conforto e segurança dos veículos, além de descumprimento dos quadros de horários.

“Nosso objetivo é averiguar a qualidade do serviço que está sendo oferecido. Agora vamos analisar todas as irregularidades encontradas e, caso necessário, poderemos instaurar um processo administrativo e aplicação de outras penalidades, previstas no Regulamento do Sistema de Transporte Coletivo Intermunicipal e Metropolitano de Passageiros (RSTC) e nos contratos firmados com a empresa”, disse o Diretor de Regulação dos Contratos de Transporte Coletivo da Seinfra, Eriênio de Souza.

Vale lembrar que a Expresso Gardênia atende 107 municípios no Sul de Minas Gerais, transportando aproximadamente 2 milhões de passageiros por ano.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas