Turismo

Tiradentes ganha primeiro hub de inovação do setor

Espaço contribuirá para o desenvolvimento social e econômico de Minas Gerais
Tiradentes ganha primeiro hub de inovação do setor
Última edição presencial do Festival Cultura e Gastronomia ocorreu em 2019 e contou com a participação de 55 mil pessoas | Crédito: Bruno Senna

O primeiro hub de inovação em gastronomia e turismo de Minas Gerais será inaugurado nesta sexta-feira (19), durante o 25º Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes, na região Central. Criado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e denominado de hub.S., o espaço tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento social e econômico do Estado, por meio de ações de educação, empreendedorismo, inovação e tecnologia.

Um hub de inovação é um espaço físico e/ou digital construído para fomentar a interação entre startups e outros agentes do ecossistema de inovação. A finalidade é proporcionar o surgimento de ideias inovadoras e a geração de novos negócios.

No caso do hub.S, o foco será o turismo e a gastronomia com atividades em seis pilares:

  1. Capital humano
  2. Cultura da inovação
  3. Acesso à capital
  4. Acesso a mercados
  5. Suporte
  6. Experimentação. 

A escolha de sediar o espaço em Tiradentes se deu porque a cidade é considerada referência mundial nos dois setores, além de ser reconhecida pela realização de boas práticas no que tange a usar a gastronomia e o turismo como atrativo para as pessoas. Karla Cristina da Silva, especialista em Inovação Educacional do Senac, destaca que apesar do hub ter sede em Tiradentes, a ideia é atender a todo o Estado.

“Estamos localizados em Tiradentes, porém conectados a todo o Estado. E falando do Senac – da nossa capilaridade, falando de como atender a todos os nossos 853 municípios -, todas as nossas unidades serão ‘roteadoras’ de tudo que acontece aqui no hub. Então tudo que está sendo feito é para fomentar o desenvolvimento social e econômico do nosso estado como um todo”, afirmou.

Ela salienta que o hub surgiu para cocriar o futuro da gastronomia e do turismo junto às comunidades. Alguns dos pontos norteadores para sua criação foram: a necessidade de mão de obra qualificada já com as tendências e demandas do mercado; a mudança de comportamento do consumidor que tem utilizado cada vez mais a tecnologia como fonte de pesquisa em busca de um turismo de experiência; e o fato da pandemia ter afetado bastante os dois segmentos. 

O lançamento oficial do hub.S acontece durante evento fechado para autoridades e convidados. A partir do sábado (20), já estará em funcionamento a primeira fase do  projeto, que contará, por exemplo, com um coworking aberto à comunidade sem custos e uma loja compartilhada de produtos da região, como vinhos, doces mineiros e queijos.

Durante o Festival, que ocorre entre os dias 19 e 28 deste mês, haverá uma programação do hub.S com workshops gratuitos e inscrições prévias pela Sympla. Além disso, o espaço, localizado na rua São Francisco de Paula, 164, estará aberto para visitação do público. 

A partir deste fim de semana, o programa de inovação do Senac também estará pronto para a realização de outras atividades, como os projetos de pré-aceleração de startups e de empreendedores. Entre eles estão a Escola Cervejeira, que tem como um dos parceiros estratégicos a Ambev, e o Senac Recebe, que visa capacitar os municípios para se organizarem e desenvolverem na gastronomia e no turismo.

Karla Cristina da Silva revela alguns dos lançamentos do hub.S para a segunda fase do projeto, prevista para ser concluída no fim do primeiro semestre de 2023. “Na segunda fase, teremos o lançamento do ambiente maker e a finalização das minifábricas cervejeiras. Também teremos duas salas flexíveis e conectadas, um ambiente de estúdio para gravação de podcasts e vídeos, e uma sala de reunião reservada para que aquelas pessoas que utilizam o coworking e precisam fazer uma reunião mais reservada possam utilizá-la”.

Festival retorna às ruas de Tiradentes 

O Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes chega a sua 25ª edição em 2022. Com o tema “Inconfidência Mineira”, o Festival volta às históricas ruas de Tiradentes após uma edição virtual e uma híbrida. A última edição presencial ocorreu em 2019 e contou com a participação de 55 mil pessoas. Para este ano, a previsão é de que mais de 60 mil pessoas passem pelo evento.

Serão mais de 200 atrações gastronômicas e culturais durante os dez dias de realização do evento, que ocorrerá em três diferentes espaços: a Praça da Rodoviária, o Santíssimo Resort e o Largo das Forras. Rodrigo Ferraz, diretor da Fartura Gastronomia do Brasil – realizadora do projeto -, revela algumas das novidades desta edição.

“Entre as novidades está uma estrutura maior para atender o público, inaugurando a Praça Santíssimo, no Santíssimo Resort, com mais conforto e segurança. E também o tema Inconfidência Mineira, primeiro movimento pela liberdade, no ano do bicentenário da Independência do Brasil. Teremos fornos de cupim, chefs cozinhando pratos da época, além dos grandes nomes que sempre estão presentes. Este ano temos o Jefferson Rueda, que foi eleito 7° melhor chef do mundo, que vai estar tanto em um jantar especial, quanto na praça, fazendo um porco na brasa. Um chef mundial acessível a todos”, disse.

Confira registros de edições anteriores

Segundo ele, junto ao patrimônio histórico e natural da cidade, o Festival projetou e marcou Tiradentes como referência gastronômica nacional e até mesmo internacional. Além disso, do ponto de vista econômico, este período é considerado o que promove os maiores consumos ‘per capita’ do ano na cidade”, revelou.

“Segundo os dados informais que temos acesso, cada turista gasta em torno de R$ 1.000 a R$ 1.500, com alimentação e hospedagem. Ou seja, uma média de R$ 1.250 por pessoa. Considerando o fluxo de turistas da cidade, o evento deve movimentar entre R$ 70 a R$ 90 milhões”, afirmou Rodrigo Ferraz.

Em relação ao projeto hub.S, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e que será inaugurado durante o evento, Rodrigo Ferraz afirma que tende a fortalecer o Festival.Tudo o que envolve a gastronomia sempre nos fortalece. É um projeto semelhante à Casa Fartura Usiminas, que estamos inaugurando. Então tudo o que vem pro desenvolvimento da gastronomia e do estado, vamos sempre apoiar e estar juntos”.

Serviço

25º Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes
Data: De 19 a 28 de agosto
Local: Tiradentes
Para mais informações: www.farturabrasil.com.br 
Clique e confira a programação do Senac

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