Turismo doméstico movimenta R$ 5,46 bilhões em 2024: conheça as atrações mais procuradas no País

O turismo nacional segue em alta e movimentou R$ 5,46 bilhões em 2024, com 5,88 milhões de embarques para destinos dentro do Brasil — o equivalente a cerca de 31,6 mil aviões lotados. Os dados, divulgados pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), reforçam a força das atrações do mercado interno, que representou 60% das viagens realizadas pelas operadoras ao longo do ano.
A região Nordeste manteve a liderança como principal destino dos brasileiros com 44% dos embarques e 45% do faturamento no mercado doméstico. Em seguida, aparecem o Sudeste (26%), Sul (11%), Centro-Oeste (10%) e Norte (8%), refletindo a diversidade da oferta turística nacional.
“O turismo doméstico é essencial para a geração de empregos e o desenvolvimento regional. Esses resultados mostram que o brasileiro está redescobrindo o próprio País e valorizando experiências únicas que só o Brasil oferece. Seguiremos investindo em ações que ampliem a conectividade, promovam nossos destinos e fortaleçam a infraestrutura turística nacional”, avaliou o ministro do Turismo, Celso Sabino.
Atrações turísticas mais vendidos em 2024
As experiências na natureza e os parques temáticos dominaram o ranking de vendas do turismo nacional. O Beto Carrero World, em Santa Catarina, e o Beach Park, no Ceará, lideraram como os produtos turísticos mais procurados pelos brasileiros. Confira os mais vendidos no último ano:
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
- Beto Carrero World (SC)

O Beto Carrero World, localizado em Penha, no litoral norte de Santa Catarina, manteve-se em 2024 como o produto turístico mais vendido do Brasil. Maior parque temático da América Latina, o empreendimento combina atrações radicais, áreas temáticas, zoológico e shows ao vivo, atraindo famílias de todas as regiões do País.
- Beach Park (CE)

Localizado a cerca de 25 km de Fortaleza, no Ceará, o Beach Park segue como um dos destinos mais procurados pelos turistas brasileiros. Reconhecido por sua infraestrutura de alto padrão e atrações para todas as idades, o parque aquático combina diversão, conforto e hospitalidade, atraindo tanto famílias quanto grupos de amigos.
- Cruzeiros marítimos

Com roteiros que exploram a costa brasileira e, em alguns casos, destinos internacionais, as viagens de navio oferecem conforto, entretenimento e praticidade. A estrutura completa a bordo, com shows, gastronomia, lazer e serviços exclusivos, atrai principalmente famílias, casais e grupos em busca de experiências diferenciadas.
- Cataratas do Iguaçu (PR)

Localizadas no Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, no Paraná, as quedas d’água impressionam turistas de todo o mundo pela grandiosidade e beleza, sendo consideradas uma das Sete Maravilhas da Natureza. A estrutura do parque, com trilhas, passeios de barco e mirantes acessíveis, proporciona uma experiência única de contato com a natureza.
Outros atrativos turísticos procurados pelos turistas brasileiros são passeios de jangada, tours por praias, Jalapão (TO), resorts brasileiros e city tours urbanos.
A pesquisa da Braztoa também mostra que viagens de 5 a 8 dias foram as preferidas pelos turistas (52%), seguidas pelos roteiros de até quatro dias (35%), geralmente aproveitados em feriados prolongados.
Perfil do viajante e origem das viagens
O levantamento indica que a maioria dos viajantes brasileiros parte da região Sudeste (62%), seguida pelas regiões Sul (15%), Centro-Oeste (13%), Nordeste (7%) e Norte (3%). Em relação à faixa etária, a geração X (45 a 65 anos) lidera com 34% do público atendido pelas operadoras.
A geração Y (30 a 45 anos) vem em seguida (25%), enquanto pessoas com mais de 65 anos somaram 19% e a geração Z (15 a 30 anos) representou 13% dos viajantes.
A maioria demonstra a preferência por viagens confortáveis, práticas e seguras, com busca por pacotes que ofereçam tranquilidade e qualidade na experiência turística.
*Com informações da Agência Gov
Ouça a rádio de Minas