Grande aliado da economia criativa, setor de Turismo ganha página no DIÁRIO DO COMÉRCIO

Considerada a maior indústria limpa do mundo, o turismo é mais do que uma cadeia produtiva. Unindo 52 segmentos da economia, ele permite não só que pessoas transitem se divertindo, descansando ou fazendo negócios. Ele oferece a oportunidade de nos reconhecermos como espécie e indivíduos.
Em termos econômicos, as receitas do turismo internacional atingiram US$ 1,4 trilhão em 2023, de acordo com estimativas preliminares do Barômetro do Turismo Mundial, publicado pela Organização Mundial do Turismo (OMT). Esse total representa cerca de 93% dos US$ 1,5 trilhão obtidos pelos destinos em 2019, período pré-pandêmico.
As receitas totais de exportação do turismo (incluindo transporte de passageiros) são estimadas em US$ 1,6 trilhão em 2023, quase 95% dos US$ 1,7 trilhão registrados em 2019.
No Brasil, em 2023 a entrada de turistas internacionais se equiparou ao do período pré-pandêmico, com aproximadamente 6 milhões de visitantes, segundo dados da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e do Ministério do Turismo (MTur). O índice ficou 3% acima do estimado pela OMT. O total de turistas internacionais de 2023 corresponde a 93% das entradas de 2019, último ano pré-pandemia.
Tudo isso justifica a estreia, hoje, da página TURISMO. Nela, mais do que roteiros – sim, eles também brilham aos nossos olhos -, vamos tratar do turismo como motor da economia criativa. Uma cadeia produtiva poderosa, que vai do pipoqueiro na porta do teatro à licitação do aeroporto internacional. Da costureira de escola de samba, às feiras internacionais de turismo.
Nessa primeira edição, uma entrevista exclusiva com o diretor da TAP para o Brasil e América do Sul, Carlos Antunes. Esse português – quase brasileiro – já passou pelas mais importantes companhias aéreas do mundo e, há dois anos, lidera as operações da companhia europeia com o maior número de operações no Brasil e a mais antiga rota que liga o nosso País ao Velho Continente.
Então, siga nessa viagem com o DIÁRIO DO COMÉRCIO na página TURISMO.
Ouça a rádio de Minas