Belo Horizonte tem vagas gratuitas em curso de panificação e confeitaria

O Projeto da Fundação Bunge, ‘De Grão de Pão’, abre vagas para cursos de panificação e confeitaria de forma gratuita destinadas a jovens de baixa renda que tenham 18 a 29 anos. os interessados têm até dia 29 de janeiro para se inscrever. Além das cidades de Duque de Caxias (RJ), São Paulo (SP) e Recife (PE), os cursos também serão aplicados em novas duas cidades: Belo Horizonte e Brasília (DF).
Os candidatos interessados pelas vagas, podem se inscrever a partir do formulário encontrado no site da Fundação Bunge. Os inscritos poderão acessar a lista de selecionados a partir de 24 de fevereiro, também no site da Fundação.
Com o aumento de demanda, em função da entrada das novas cidades, o curso contará com sete turmas por semestre, contando ao total, com 125 jovens sendo preparados para o mercado de trabalho. Durante o período das aulas, que será de março a junho de 2025, os alunos receberão uma bolsa auxílio e poderão participar da formação socioemocional para o planejamento profissional de cada um.
Ao concluir o curso, a expectativa da Fundação é que os alunos possam receber propostas de trabalho em padarias com carteira assinada e salário compatíveis com o mercado de trabalho.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
A diretora-executiva da Fundação Bunge, Cláudia Buzzete, explica o valor que o curso pode trazer para o mercado em que o mesmo é aplicado. “De um lado, conseguimos preparar jovens em situação de vulnerabilidade social para atuar em um mercado em forte crescimento no País, apoiando-os na conquista do primeiro emprego no ramo. De outro, ajudamos a suprir um desafio do setor de panificação, que é a falta de profissionais qualificados”, avalia.
Conforme a Associação Brasileira da Indústria da Panificação e Confeitaria (Abip), em todo o País, é possível encontrar mais de 140 mil vagas em padarias, sendo a maioria delas para os cargos de padeiro, salgadeiro e confeiteiro.
O ‘De Grão em Pão’ oferece, além das aulas práticas e teóricas, uma preparação para as exigências feitas atualmente no ramo de atividades trabalhistas. Dentre elas, um bom relacionamento, organização e até autoconhecimento que, segundo a Fundação Wadhwani, são considerados diferenciais em um profissional.
Os alunos são ensinados e treinados de forma profissional a aplicação em todos os campos e em competências profissionais e setoriais para diferentes setores e funções. Além do conceito, os alunos poderão usar os meios de aprendizagem oferecidos como forma experiencial, usando simulações para entender as situações profissionais da realidade.
O curso tem como parceiros:
- Academia Bunge,
- a Associação dos Industriais de Panificação de Pernambuco,
- a Fundação Wadhwani,
- a Harald Chocolates,
- o Sindicato dos Industriais de Panificação e Confeitaria de São Paulo (Sampapão),
- o Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado de Pernambuco,
- o Sindicato das Indústrias de Alimentos e Bebidas da Baixada Fluminense (Simapan),
- o Sindicato e Associação Mineira da Indústria de Panificação (Amipão),
- o Sindicato das Indústrias de Alimentação de Brasília (SIAB),
- e o Senai.
Para saber mais informações sobre a Fundação Bunge, acesse o Site e descubra os demais programas.
Ouça a rádio de Minas