Programa gratuito da Coca-Cola capacita empreendedoras em cinco cidades de Minas

A Coca-Cola FEMSA Brasil, em parceria com a organização Aliança Empreendedora, está com inscrições abertas para a segunda rodada do programa “Empreenda como uma mulher em Minas Gerais”. A iniciativa, voltada para a capacitação gratuita de micro e pequenas empreendedoras, segue com um formato híbrido que inclui atividades pelo WhatsApp, mentorias individuais e encontros presenciais. As interessadas podem se inscrever até o dia 31 de julho pelo site do programa.
Nessa nova etapa, o programa atenderá mulheres dos municípios de:
- Belo Horizonte,
- Itabirito,
- Nova Lima,
- Moeda
- e Brumadinho.
As formações presenciais acontecem entre os dias 18 e 21 de agosto, com programação prevista em cada uma das cidades. Os encontros seguirão a metodologia dos “Cineclubes”, que utiliza vídeos curtos como ponto de partida para reflexões e atividades práticas. Esta será a segunda de três rodadas de encontros presenciais previstas até setembro.
Na primeira rodada, voltada para Belo Horizonte, Itabirito e Nova Lima, a iniciativa já contabilizou mais de 500 inscrições. O programa é voltado para mulheres a partir de 18 anos, com ou sem CNPJ, que já tenham um negócio em funcionamento ou estejam em fase de estruturação de uma ideia.
Serão oferecidas cerca de 15 horas de capacitação com foco em temas como:
- planejamento estratégico,
- marketing digital,
- vendas,
- redes de contato,
- gestão financeira
- e boas práticas de negócios.
Com linguagem acessível metodologia flexível, o programa oferece conteúdos curtos e objetivos via WhatsApp, ideais para quem possui uma rotina corrida. Além disso, as participantes terão acesso a mentorias individuais com especialistas da Coca-Cola FEMSA Brasil e da Aliança Empreendedora, que oferecerão orientações personalizadas para o fortalecimento dos negócios.
“O empreendedorismo é uma poderosa ferramenta de inclusão social e geração de renda, pois permite às pessoas transformarem suas vidas e suas comunidades”, destaca a líder de projetos da Aliança Empreendedora, Camila Reis.
A head de ESG e Comunicação Externa da Coca-Cola FEMSA Brasil, Fabiana Taislam, reforça o papel da iniciativa na promoção da equidade de gênero.
“Acreditamos que, ao investir em capacitação e rede de apoio, contribuímos para transformar realidades. É uma ponte entre o potencial que tantas mulheres já carregam e as ferramentas que podem transformar esse potencial em negócios sustentáveis. Quando apoiamos essas trajetórias, não estamos apenas formando empreendedoras, estamos fortalecendo comunidades inteiras”, afirma.
Ouça a rádio de Minas