Vagas

Emprego: jovens estão preocupados com impactos da IA

Dados mostram que tecnologia e automação estão substituindo cada vez mais as funções transacionais de baixa complexidade
Emprego: jovens estão preocupados com impactos da IA
Foto: Adobe Stock

São Paulo – Quatro em cada cinco trabalhadores apostam que a inteligência artificial (IA) afetará suas tarefas diárias no local de trabalho, com a Geração Z entre as mais preocupadas, já que as empresas passaram a usar chatbots de IA e automação cada vez mais, mostra uma pesquisa publicada pela agência de recrutamento Randstad.

As vagas de emprego que exigem habilidades de “agente de IA” aumentaram em 1.587%, disse a Randstad na pesquisa anual “Workmonitor”. Os dados sugerem que IA e automação estão substituindo cada vez mais as funções transacionais de baixa complexidade.

A Randstad, uma das maiores agências de recrutamento do mundo, pesquisou 27 mil trabalhadores e 1.225 empregadores e cobriu mais de 3 milhões de anúncios de emprego em 35 mercados para a pesquisa.

“Os trabalhadores se mostram céticos no sentido de que as empresas querem o que sempre quiseram: economizar custos e aumentar a eficiência”, disse à Reuters o presidente-executivo da Randstad, Sander van ‘t Noordende. “A geração Z (nascidos entre meados de 1990 e a década de 2010) é a mais preocupada”, segundo o levantamento.

Quase metade dos trabalhadores entrevistados teme que a tecnologia nascente beneficie mais as empresas do que a força de trabalho, segundo os dados.

Há também uma discrepância na forma como empregadores e trabalhadores veem o desempenho dos negócios. Cerca de 95% dos empregadores pesquisados preveem crescimento para este ano, enquanto apenas 51% dos funcionários compartilham desse otimismo, de acordo com a pesquisa.

Reportagem distribuída pela Reuters

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas