Gerdau Transforma abre inscrições para mães empreendedoras em capacitação gratuita

A Gerdau, empresa brasileira produtora de aço, está com inscrições abertas para o Gerdau Transforma, programa gratuito de capacitação e mentoria voltado ao empreendedorismo feminino, com foco especial em mães empreendedoras. A iniciativa oferece 100 vagas em cursos on-line, que serão realizados entre os dias 12 e 16 de maio.
Podem participar mulheres com mais de 18 anos que já tenham um negócio ou que desejam empreender. Embora o programa priorize mães empreendedoras, qualquer mulher interessada pode se inscrever. A proposta é estimular o empreendedorismo feminino como instrumento de transformação social, promovendo inclusão, diversidade e geração de renda.
Durante o curso, as participantes serão orientadas com base em ferramentas práticas de gestão, abordando desde a construção do conceito do produto ou serviço até estratégias de divulgação, fluxo de caixa e projeções de vendas. O objetivo é estruturar pequenos negócios de forma sólida e sustentável. Ao fim do curso, as alunas contarão ainda com 90 dias de acompanhamento por consultores especializados, para colocar o aprendizado em prática em um período de incubação.
As aulas são conduzidas por instrutores com experiência em negócios e capacitados na metodologia By Necessity, desenvolvida pela Besouro de Fomento Social, parceira da Gerdau no projeto. Essa abordagem adapta o plano de negócios tradicional às necessidades dos pequenos empreendimentos, dividindo conteúdo em 10 etapas.
Fortalecimento do empreendedorismo
Para o líder global de responsabilidade social e desenvolvimento organizacional da Gerdau, Paulo Boneff, o programa Gerdau Transforma reflete o compromisso da empresa com o fortalecimento do empreendedorismo como ferramenta de transformação social.
“Acreditamos que a educação empreendedora é essencial para impulsionar oportunidades e reduzir desigualdades, permitindo que profissionais informais e autônomos desenvolvam negócios sustentáveis e de impacto”, destaca Boneff.
“Educação é um pilar estratégico para uma empresa genuinamente brasileira como a Gerdau e, com esse projeto, reafirmamos nosso compromisso em empoderar pessoas que possam construir um novo futuro e em ser parte das soluções aos desafios da sociedade”, completa.
Desde sua criação em 2019, o programa já capacitou mais de 25 mil pessoas, beneficiando cerca de 4.200 empreendedores em diversas cidades do Brasil e da América Latina, como no Peru, onde também contribui para a inserção de novos empreendedores no mercado.
Ouça a rádio de Minas