Concurso do Ibama oferece 460 vagas e salários de quase R$ 10 mil

Nesta sexta-feira (24), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), publicou o Edital nº1/2025 com a abertura de 460 vagas para o concurso público do instituto. Dentre elas, serão 330 vagas para analista ambiental e 130 vagas para analista administrativo, ambos sendo cargos de nível superior.
O processo seletivo pode ser realizado pelo site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). As inscrições vão de 30 de janeiro a 18 de fevereiro, sendo dia 6 de abril de 2025 a aplicação das provas objetivas. As vagas estão sendo distribuídas por todo o País. Conheça o Edital nº1/2025.
Para a participar do processo e realizar as provas, é necessário ter diploma, devidamente registrado, de conclusão de graduação de nível superior ou habilitação legal equivalente em qualquer área de formação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
- Leia também: Grupo GR tem 28 vagas abertas em Minas Gerais
Os selecionados para o cargo de analista administrativo farão todas as atividades administrativas e logísticas relativas ao exercício das competências constitucionais e legais a cargo do Ibama (Lei n º 10.410/2002).
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Já os selecionados para o cargo de analista ambiental, irão realizar atividades que abrangem planejamento ambiental, organizacional e estratégico afetos à execução das políticas nacionais de meio ambiente formuladas no âmbito da União, em especial as que se relacionem com as seguintes atividades:
regulação,
controle,
fiscalização,
licenciamento e auditoria ambiental;
monitoramento ambiental;
gestão, proteção e controle da qualidade ambiental;
ordenamento dos recursos florestais e pesqueiros;
conservação dos ecossistemas e das espécies neles inseridas, incluindo seu manejo e proteção;
e estímulo e difusão de tecnologias, informação e educação ambientais (Lei nº 10.410/2022).
*Com informações da Agência Gov
Ouça a rádio de Minas