Vagas

Nestlé abre 1.200 vagas em curso gratuito de gastronomia para jovens; veja como participar

Programa Yocuta tem como objetivo fomentar o empreendedorismo e a inclusão social por meio da gastronomia
Nestlé abre 1.200 vagas em curso gratuito de gastronomia para jovens; veja como participar
Crédito: Divulgação Nestlé

A Nestlé está com inscrições abertas para a 11ª edição do programa Yocuta – Jovens Talentos Culinários, iniciativa voltada à capacitação e empregabilidade de jovens no setor de Gastronomia. Em 2025, o programa terá 1.200 vagas gratuitas para jovens entre 18 e 29 anos, com prioridade para egressos de escolas públicas ou em situação de vulnerabilidade social.

As inscrições vão até o dia 9 de maio e podem ser feitas pelo site da empresa.

Desenvolvido pela unidade Nestlé Professional, braço de Food Services da empresa, o Yocuta tem como objetivo não apenas formar profissionais para o mercado de trabalho, mas também fomentar o empreendedorismo e a inclusão social por meio da gastronomia.

A primeira etapa do programa acontece de forma virtual, com início previsto para maio. Ao longo de cinco semanas, os participantes terão acesso a mais de 50 horas de conteúdo, distribuídos em 14 módulos. Os temas abordam desde empreendedorismo e nutrição até mercado de trabalho, além de novidades como segurança alimentar e combate ao desperdício de alimentos – conteúdos desenvolvidos em parceria com a Fundação Nestlé e a ONG Gastromotiva.

Ao final da fase on-line, os 80 alunos com melhor desempenho serão selecionados para a etapa presencial. Esta fase inclui aulas práticas e teóricas, realizadas nas cidades de São Paulo e, pela primeira vez, também no Rio de Janeiro. A fase carioca acontecerá no Refeitório Gastromotiva, que oferece cerca de 100 refeições diárias para a população em situação de rua. 

“A cada edição, a Nestlé percebe o impacto que o Yocuta gera na vida desses jovens. A gastronomia é um dos setores que mais gera emprego no País, além de ser um campo amplo para o empreendedorismo individual. Estamos também entusiasmados com a parceria com a Fundação Nestlé e a Gastromotiva, ampliamos a formação para temas como segurança alimentar e combate ao desperdício”, afirma o Business Executive Officer de Nestlé Professional no Brasil, José Argolo. 

Neste ciclo, os participantes também terão a oportunidade de criar um currículo personalizado, que será disponibilizado pela Nestlé a parceiros comerciais com vagas abertas, potencializando ainda mais as chances de inserção profissional.

Para o fundador da Gastromotiva, David Hertz, combater o desperdício de alimentos é uma responsabilidade coletiva.

“Cada alimento que vai para o lixo representa não apenas a perda de recursos, mas também o agravamento da crise climática — cujos impactos recaem, sobretudo, sobre as populações em situação de vulnerabilidade. Com esta parceria, queremos capacitar pessoas para transformar esse ecossistema e impulsionar um futuro mais justo, sustentável e inclusivo”, diz.

Edição de 2024

A vencedora da edição 2024 do Yocuta, Caroline Barbosa, foi impulsionada a continuar na área. “O programa foi uma abertura de horizontes para minha vida. Eu tive a oportunidade de conhecer outros jovens e me identifiquei com os objetivos de carreira deles. Fui inspirada pelas histórias dos chefs que compartilharam um pouco das suas trajetórias. Realizei um sonho participando do programa e conquistar o primeiro lugar foi a cereja do bolo, porque jamais imaginei que seria capaz de tanto. A participação foi um incentivo para continuar buscando crescer na minha carreira, e quem sabe me tornar uma grande chef no futuro”.

A aluna continua a cursar gastronomia, trabalhou como chef em uma empresa de alimentação para o setor aéreo e, atualmente, trabalha em projetos próprios de confeitaria. 

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas