PBH oferece 200 vagas em curso gratuito de agroecologia no Mercado da Lagoinha

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) abriu, nesta terça-feira (5), as inscrições para o Curso Conexão Agroecológica, que será realizado gratuitamente na modalidade a distância (EaD) por meio do Cresan Mercado Lagoinha. Ao todo, são 200 vagas disponíveis e os interessados têm até o dia 22 de agosto para se inscrever pelo formulário no Portal da PBH. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição.
A formação tem início previsto para o dia 15 de setembro e é aberta ao público geral. Não é necessário ter experiência prévia na área. Agricultores urbanos, estudantes ou pessoas interessadas em práticas sustentáveis e na agroecologia como movimento social, ciência e saber popular podem participar.
Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), o curso tem como objetivo ampliar o acesso ao conhecimento agroecológico, incentivando práticas sustentáveis em espaços urbanos e rurais.
O conteúdo é dividido em módulos temáticos que abordam temas como:
- manejo do solo,
- plantas e sementes,
- controle de insetos e doenças,
- compostagem,
- sistemas agroflorestais,
- jardins e quintais produtivos,
- plantas medicinais
- e políticas públicas voltadas à agroecologia.
As aulas são gravadas e podem ser assistidas no ritmo de cada participante, mas também haverá momentos de interação coletiva, com apoio de videoaulas, cartilhas, textos, músicas, podcasts e outros materiais complementares.
A confirmação da matrícula deverá ser feita entre os dias 22 de agosto e 5 de setembro, presencialmente na secretaria das Trilhas, no Cresan Mercado da Lagoinha, ou por e-mail, conforme orientação enviada aos selecionados.
Uma aula inaugural ao vivo será realizada no dia 23 de setembro para apresentação do curso e esclarecimento de dúvidas. Os participantes terão até o dia 15 de dezembro para concluir as atividades. A certificação será garantida a quem completar todos os módulos dentro do prazo.
(Com informações da PBH)
Ouça a rádio de Minas