Estão abertas as inscrições para o programa Petrobras Jovem Aprendiz com mais de 700 vagas

As inscrições para o Programa Petrobras Jovem Aprendiz estão abertas a partir desta segunda-feira (6), com mais de 700 vagas distribuídas em 13 estados e no Distrito Federal. O processo seletivo é gratuito e as inscrições podem ser realizadas até 12 de outubro pelo site.
A iniciativa tem como objetivo promover a inclusão social e a inserção de jovens no mercado de trabalho por meio da qualificação profissional, seguindo as diretrizes da Lei da Aprendizagem.
Nesta edição, a Petrobras reforça seu compromisso com a diversidade, equidade e inclusão, trazendo novos critérios de seleção e cotas voltados para grupos historicamente vulnerabilizados.
As reservas de vagas são distribuídas da seguinte forma:
- 30% para pessoas negras, indígenas e quilombolas;
- 20% para pessoas com deficiência (PCDs);
- 15% para adolescentes egressos de trabalho infantil ou análogo à escravidão;
- 10% para jovens em acolhimento institucional ou em cumprimento de medida socioeducativa;
- Possibilidade de adesão ao plano de previdência complementar e ao programa de atividade física da companhia.
As oportunidades estão disponíveis em 23 municípios, incluindo Betim (MG), Manaus (AM), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Recife (PE), Curitiba (PR), Cubatão (SP), Duque de Caxias (RJ), Brasília (DF) e outros.
Podem participar jovens entre 14 e 21 anos e 7 meses, sendo que pessoas com deficiência não têm limite máximo de idade. Candidatos que ainda não concluíram o Ensino Médio devem estar matriculados e frequentando a escola.
Áreas de formação
A jornada de aprendizagem do Programa Petrobras Jovem Aprendiz será de 4 horas diárias, de segunda a sexta-feira, totalizando 20 horas semanais.
O programa tem duração de 21 meses e oferece cursos de aprendizagem profissional básica e cursos técnicos, em parceria com o Senai. Serão oferecidos 30 cursos profissionalizantes, sendo 18 de aprendizagem básica e 12 técnicos, organizados em 39 turmas.
- Aprendizagem básica: instrumentação, eletricista industrial, mecânico de manutenção, assistente de logística, soldador, assistente administrativo, encanador hidráulico, entre outros;
- Cursos técnicos: automação industrial, eletrotécnica, mecatrônica, mecânica, petroquímica, química, logística, sistemas de energia renovável, entre outros.
Entre os benefícios disponíveis para os aprendizes estão:
- Carteira de trabalho assinada;
- Salário-mínimo integral;
- Vale-transporte;
- 13º salário;
- Férias;
- FGTS;
- Possibilidade de adesão ao plano de previdência complementar e ao programa de atividade física da companhia.
Ouça a rádio de Minas