Vagas

Samarco abre vagas em cursos profissionalizantes gratuitos em Minas Gerais

Parceria com o Senai oferece capacitação em áreas como construção civil, elétrica e mecânica; aulas começam entre setembro e outubro
Samarco abre vagas em cursos profissionalizantes gratuitos em Minas Gerais
Foto: Ricardo Moraes / Reuters

Moradores de comunidades vizinhas às suas operações em Minas Gerais podem se inscrever em cursos profissionalizantes gratuitos oferecidos pela Samarco. A iniciativa integra o Programa de Capacitação para Comunidades e tem como objetivo qualificar profissionais para o mercado de trabalho, atendendo especialmente às demandas locais e contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico das regiões onde a empresa atua. Também há oportunidades no Espírito Santo.

Os cursos, realizados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Mariana, são voltados para maiores de 18 anos com ensino fundamental completo. As oportunidades abrangem áreas como construção civil, mecânica, elétrica e instrumentação industrial, além de cursos de aperfeiçoamento para operadores de máquinas.

Cursos disponíveis em Minas Gerais

  • Carpinteiro (420 horas) – Noite
  • Construtor de Alvenaria e Armador (220 horas) – Noite
  • Instrumentação Industrial (772 horas) – Noite
  • Mecânico Montador e Tubulações (704 horas) – Noite
  • Preparação e Soldagem de Chapas e Tubulações (354 horas) – Noite
  • Aperfeiçoamento de Operador de Escavadeira (teórico) (32 horas) – Noite (necessária CNH D e experiência)
  • Aperfeiçoamento de Operador de Trator de Esteira (teórico) (32 horas) – Noite (necessária CNH D e experiência)
  • Eletricista Industrial (240 horas) – Noite

De acordo com a gerente de Atração e Desenvolvimento da Samarco, Adriana Gomes, a ação atende às demandas das comunidades e busca preparar os participantes para oportunidades futuras na própria empresa, em contratadas ou em outras companhias da região.

“Estamos atentos às demandas das regiões onde atuamos. Por isso, buscamos ofertar cursos que possam preparar as pessoas para oportunidades futuras, contribuindo para gerar valor nas comunidades. Hoje temos um aproveitamento de 43% dos alunos que se formaram nas turmas de 2024 e 2025, em Minas Gerais e no Espírito Santo, seja na Samarco ou em nossas empresas contratadas. A Samarco também prioriza a contratação local, sobretudo de pessoas de grupos minorizados”, diz a gerente.

As inscrições podem ser feitas pelo site ou presencialmente. O processo seletivo inclui triagem, avaliação psicológica, entrevista coletiva e matrícula. As aulas estão previstas para começar entre setembro e outubro deste ano.

Os cursos são 100% custeados pela Samarco, mas o programa não prevê bolsa-auxílio ou ajuda financeira. Custos com transporte, alimentação e materiais ficam por conta dos alunos.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas