Samarco abre vagas para mulheres nas unidades operacionais de Minas Gerais e Espírito Santo

A mineradora Samarco está com inscrições abertas até o dia 8 de maio para o programa “Elas na Operação”, que oferece vagas afirmativas exclusivamente para mulheres nas unidades de Germano, em Mariana, região Central de Minas Gerais, e Ubu, em Anchieta, no Espírito Santo.
A iniciativa visa ampliar a participação feminina em áreas operacionais e técnicas da mineração, promovendo um ambiente de trabalho mais diverso e inclusivo.
As vagas são destinadas a mulheres com ou sem experiência na indústria, desde que possuam ensino médio completo e formação em cursos profissionalizantes ou técnicos nas áreas de:
- caldeiraria,
- solda,
- eletricidade
- industrial,
- eletrônica,
- mecânica,
- automação,
- instrumentação,
- metalurgia
- ou química.
Para as vagas técnicas, é necessário registro no Conselho Federal dos Técnicos (CFT).
As posições disponíveis incluem cargos como:
- laboratoristas,
- eletricistas,
- mecânicas
- industriais,
- soldadoras,
- operadoras,
- técnicas de automação,
- controle de produção,
- instrumentação,
- manutenção mecânica/elétrica,
- mineração
- e laboratório.
O programa oferece suporte ao desenvolvimento técnico e comportamental das profissionais, promovendo um ambiente de trabalho seguro, inclusivo e com oportunidades reais de crescimento.
A gerente de Atração e Desenvolvimento da Samarco, Adriana Gomes, destaca que o programa visa transformar uma área historicamente ocupada por homens.
“O Elas na Operação visa diversificar uma área que ainda é composta majoritariamente por homens, mas que temos conseguido avançar devido a ações afirmativas . Além de proporcionar oportunidades de trabalho a essas mulheres, vamos desenvolvê-las na carreira. Buscamos cada vez mais ter ambientes inclusivos, acolhedores e diversos, em que todos e todas possam ter oportunidade, voz, espaço para construir e desenvolver os seus potenciais com segurança, respeito e equidade. Essa iniciativa faz parte do nosso Programa de Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I) que busca a minimizar os obstáculos que historicamente foram construídos em toda a sociedade e que se refletem na nossa realidade enquanto empresa”, afirma.
Benefícios e inscrições
As oportunidades contam com benefícios como assistência médica e odontológica, auxílio-creche, cooperativa de crédito, participação nos lucros ou resultados, previdência privada, programa de treinamentos, seguro de vida, auxílio-farmácia, auxílio-fretado, café da manhã, cesta de Natal, restaurante interno, e vale-alimentação.
As interessadas podem se inscrever na página do programa.
Ouça a rádio de Minas