Vale lança programa de carreira para pessoas negras com foco em liderança e inclusão

A Vale lançou um programa de desenvolvimento de carreira voltado para empregados que se autodeclaram pretos ou pardos. São mil vagas para profissionais de qualquer cargo na mineradora, com o objetivo de impulsionar o crescimento e o protagonismo desses colaboradores em suas trajetórias profissionais.
“Queremos construir uma empresa cada vez mais inclusiva, em que todas as pessoas sejam respeitadas. A capacitação integra um movimento para incentivar que nossos empregados e empregadas se orgulhem de quem são e conquistem o espaço que desejam. Vamos contribuir com o desenvolvimento de novas habilidades, incentivar o protagonismo e promover trocas, valorizando trajetórias inspiradoras”, explica a vice-presidente executiva de Pessoas da Vale, Catia Porto. Segundo ela, a meta também é criar uma rede de empregados que fortaleça a cultura de inclusão.
A iniciativa faz parte do “Jeito Vale de Incluir”, plataforma de Diversidade, Equidade e Inclusão da empresa, estruturada em três pilares: desenvolvimento, suporte e métricas. Em 2021, a Vale lançou um manifesto antirracista e estabeleceu a meta de alcançar 40% de posições de liderança sênior ocupadas por empregados negros no Brasil até 2026. Atualmente, o índice já ultrapassa 38%.
A diretora de Diversidade, Equidade e Inclusão e de Experiência do Empregado, Lucied Manduca, ressalta que a empresa está em constante evolução nesse tema.
“Temos evoluído como empresa em um compromisso que se renova a cada ano: sermos uma organização em que pessoas negras ocupem todos os espaços e níveis de hierarquia, sintam-se pertencentes, incluídas e empoderadas”, avaliou.
Segundo ela, cada pessoa tem um potencial único e transformador, e a capacitação busca impulsionar o aprendizado de habilidades cruciais para o negócio e para a carreira de cada profissional. “Assim, crescemos todos juntos”, completou.
O programa terá quatro módulos, totalizando 10 horas de aulas on-line, gravadas e ao vivo, além de um evento de encerramento. Entre os temas abordados estão:
- autoconhecimento e inteligência emocional;
- protagonismo e marca pessoal;
- mentalidade de crescimento;
- e alianças de impacto, com estratégias para criar conexões, fortalecer o networking e desenvolver novas perspectivas de progressão de carreira.
Além de promover habilidades e trocas entre os empregados, o programa reforça a importância da atuação coletiva contra o racismo. Desde 2021, a Vale integra o Movimento pela Equidade Racial (Mover), que reúne cerca de 50 empresas em iniciativas pela equidade racial, e aderiu ao Pacto de Promoção da Equidade Racial, que prevê a implementação de um Protocolo ESG Racial no Brasil.
Ouça a rádio de Minas