XP abre 90 vagas para assessores de investimentos em BH

Minas Gerais, terceiro estado com maior volume de investimentos do País, concentra mais de 620 mil investidores pessoas físicas na B3, somando R$ 50,79 bilhões aplicados até setembro de 2025. O avanço no interesse por investimentos tem impulsionado a expansão das assessorias financeiras e a demanda por profissionais qualificados na área.
Para atender a esse movimento, a XP, em parceria com escritórios que atuam em Belo Horizonte e região — entre eles Valor Investimentos, Invest Smart, Mone Verde e Saron Investments —, realiza no dia 25 de outubro um evento de seleção para novos assessores de investimentos, com 90 vagas disponíveis.
O processo seletivo traz como diferencial o fato de que os candidatos pré-selecionados poderão escolher até duas assessorias para entrevistar, invertendo o formato tradicional de recrutamento. As inscrições devem ser feitas pelo site. Os aprovados na triagem inicial serão convidados a participar presencialmente do evento.
Segundo a XP, a iniciativa faz parte da estratégia de fortalecer sua rede de parceiros credenciados e ampliar a base de profissionais qualificados.
“Esta iniciativa reforça o compromisso da XP de impulsionar os escritórios parceiros e promover a profissão de assessor de investimentos no Brasil. Como a principal casa do empreendedor do sistema financeiro independente, nosso papel é apoiar os empresários, seja por meio da oferta das melhores ferramentas e produtos do mercado ou oferecendo capacitação e a conexão com talentos que buscam construir uma carreira de excelência na assessoria”, afirma o sócio e head de assessoria e relacionamento com o cliente da XP, Bruno Ballista.
A profissão de assessor de investimentos tem atraído profissionais de diversas formações — não apenas do setor financeiro, mas também de áreas como engenharia, direito e vendas. O cargo exige conhecimento técnico, habilidade de relacionamento e visão estratégica, já que o assessor acompanha o cliente na construção de um planejamento financeiro personalizado.
A remuneração é variável, de acordo com a política de cada escritório e o desempenho da carteira de clientes. A expectativa é que parte dos participantes já saia do evento com propostas em negociação.
“Esse modelo de recrutamento valoriza o protagonismo e o espírito empreendedor que estimulamos em todos os profissionais da nossa rede. O projeto permite que os candidatos escolham os escritórios com os quais mais se identificam, aumentando a aderência e o fit cultural entre os profissionais e as assessorias parceiras”, destaca a head de Growth B2B da XP e responsável pelo projeto, Rafaela Truda.
Ouça a rádio de Minas