10ª edição da MAX – Minas Gerais Audiovisual Expo começa nesta terça-feira (11) em Belo Horizonte
A 10ª edição da MAX – Minas Gerais Audiovisual Expo, começa nesta terça-feira (11) e vai até o dia 13 deste mês, na sede do Sebrae Minas, região Oeste de Belo Horizonte. Nesta edição comemorativa, a MAX amplia atuação ao realizar uma missão ao Ventana Sur, principal evento do segmento da América Latina. Seis produtoras mineiras vão participar das rodadas de negócios, em Buenos Aires, entre 1 e 5 de dezembro.
A missão faz parte do módulo de internacionalização do MAX LAB, laboratório que tem o objetivo de preparar os participantes para chegarem às rodadas de negócios com projetos de longa-metragem e obras seriadas prontos para inscrição, pitching e negociação. As empresas selecionadas estão recebendo mentorias especializadas.
A analista do Sebrae Minas, Nayara Bernardes, ressalta o papel de Minas Gerais como um polo criativo do audiovisual brasileiro, com empresas conquistando visibilidade em mercados nacionais e internacionais.
“O audiovisual mineiro vive um momento de amadurecimento e expansão, com produtoras com grande potencial criativo e técnico. A MAX é o espaço onde essas conexões acontecem, fortalecendo a economia criativa, abrindo portas para parcerias internacionais e possibilidades de negociação fora do país”, destaca.
As produtoras mineiras que vão embarcar para Buenos Aires em dezembro são: Le Petit Comunicação Visual e Editorial (Belo Horizonte), Elipse Conteúdos Criativos (Belo Horizonte), Camisa Listrada (Belo Horizonte), Immagini Animation Studios (Belo Horizonte), Espacial Filmes (Divinópolis), e Fita Amarela Filmes (Uberlândia).
Nomes de peso
Com uma década de trajetória, a MAX consolida Minas Gerais como um importante polo de formação, inovação e geração de negócios no setor audiovisual, impulsionando o protagonismo de produtores, players, distribuidores e plataformas nacionais e internacionais.
A edição 2025 da MAX conta com a presença de grandes nomes do cinema e da televisão, entre vencedores e indicados ao Oscar e executivos de relevância mundial, reforçando o papel do evento como ponte entre o mercado brasileiro e o cenário internacional.
Entre os destaques estão o produtor de “Ainda Estou Aqui” — vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional —, Rodrigo Teixeira, responsável por sucessos como “Me Chame Pelo Seu Nome”, “O Farol” e “Ad Astra”.
Também está confirmada a coprodutora de “Ainda Estou Aqui”, Clarisse Goulart, além do roteirista e diretor de “Malu” (vencedor do Festival do Rio e do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro), Pedro Freire, e mais a executiva da TV Cultura e referência na produção de conteúdo infantil, Beth Carmona.
A MAX é considerado o maior evento de audiovisual de Minas Gerais e um dos eventos mais relevantes do Brasil. Realizado pelo Sebrae Minas, a inciativa tem o objetivo de fomentar a indústria de produção de conteúdo para mídia e entretenimento, ampliar a geração de negócios do audiovisual e aumentar a competitividade dos empreendimentos, por meio de qualificação técnica.
MAX – Minas Gerais Audiovisual Expo 2025
Data: 11 a 13 de novembro de 2025
Local: Sede do Sebrae Minas (Avenida Barão Homem de Melo, 329, Nova Granada – Belo Horizonte/MG)
Informações e programação no site:
Política de fortalecimento do audiovisual será apresentada
A política de fortalecimento do audiovisual da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) será apresentada durante a MAX 2025 – Minas Gerais Audiovisual Expo. A Secretaria Municipal de Cultura é uma das patrocinadoras desta edição e terá um estande próprio no evento, espaço que abrigará a Belo Horizonte Film Commission e servirá de ponto de encontro para agendas estratégicas com players e produtores.
Para a secretária de Cultura, Eliane Parreiras, a presença na MAX 2025 reafirma o compromisso da Prefeitura com o fortalecimento do audiovisual como um eixo estratégico da política cultural da cidade. “Por meio do Programa BH nas Telas e da atuação da Belo Horizonte Film Commission, a Prefeitura tem consolidado uma estrutura sólida de fomento, formação e atração de produções, que impulsiona a economia criativa, gera empregos e amplia a visibilidade da cidade no cenário nacional. Estar na MAX é reafirmar esse compromisso e projetar Belo Horizonte como um polo cada vez mais dinâmico e inovador no audiovisual brasileiro”, diz.
Investimentos
Entre 2020 e 2025, a Prefeitura de Belo Horizonte destinou mais de R$ 43 milhões exclusivamente à promoção do audiovisual. Desde a criação da Film Commission, o município contabiliza R$ 88 milhões em investimentos diretos, com 692 filmagens autorizadas, totalizando 1.095 diárias e 13.105 postos de trabalho gerados. Somente em 2025, já foram 205 autorizações de filmagem emitidas, consolidando a cidade como um polo audiovisual em expansão.
A gestora da Belo Horizonte Film Commission e coordenadora do núcleo do BH nas Telas, Thaylane Cristina, afirma que “os investimentos realizados nos últimos anos refletem uma política pública consistente, que gera empregos, movimenta a economia criativa e amplia a visibilidade da cidade no cenário audiovisual. Estar na MAX é também uma oportunidade de apresentar os resultados desse trabalho e fortalecer parcerias estratégicas para o crescimento do setor”, destaca.

Vinculada à Secretaria Municipal de Cultura, a Belo Horizonte Film Commission é responsável pela regulação, autorização e atração de filmagens no município. A iniciativa busca valorizar a cidade como locação, facilitando o acesso a seus cenários urbanos, profissionais e estruturas de produção.
Entre os seus principais serviços, destaca-se a autorização de filmagens e gravações em áreas públicas municipais para produções dos mais variados formatos: de programas de TV, obras de ficção, documentários, longas ou curtas-metragens, sejam nacionais ou estrangeiras.
A iniciativa faz parte do Programa de Desenvolvimento do Audiovisual de Belo Horizonte, o BH nas Telas, lançado em 2018 pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e que compreende uma série de ações voltadas ao desenvolvimento do setor audiovisual na Capital. (Com informações da PBH)
Ouça a rádio de Minas