10ª edição do Noturno nos Museus traz programação cultural de qualidade para Belo Horizonte

Quem gosta de programação cultural de ótima qualidade pode se programar para esta noite curtir várias atrações em Belo Horizonte. O Noturno nos Museus chega à 10ª edição e já virou tradição na Capital com um convite ao público para vivenciar uma noite especial de arte e cultura em mais de 30 instituições públicas e privadas entre 18h e 23h. Museus e instituições culturais vão abrir as portas nesta sexta-feira (27), em horários estendidos, oferecendo uma programação majoritariamente gratuita para visitantes de todas as idades.
O melhor da programação: a Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura estão disponibilizando vans gratuitas que vão fazer integração entre os espaços, proporcionando que os visitantes percorram os circuitos de visitação. As vans estão sujeitas à lotação e vão realizar os trajetos ininterruptamente, até o fim do evento, percorrendo diferentes roteiros que podem ser consultados no Portal Belo Horizonte.
Foram criados os seguintes eixos para o Noturno nos Museus: Hipercentro, Centro-Pampulha e Pampulha. É só escolher o roteiro preferido. Participam Museu da Moda; Museu do Som; Museu Abílio Barreto; Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB); Palácio das Artes; Museu de Ciências Naturais PUC Minas; Casa do Baile (Centro de Referência em Arquitetura, Urbanismo e Design); Museu do Futebol; Centro de Referência da Cultura Popular Lagoa do Nado, no bairro Planalto, dentre vários outros equipamentos culturais.
O Noturno nos Museus já se tornou uma tradição no calendário oficial de Belo Horizonte graças à união de uma grande rede. O que torna o evento especial é justamente a integração entre as diversas instituições culturais públicas e privadas que abrem suas portas gratuitamente para o público a cada nova edição.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Novas experiências
O Noturno nos Museus tem por objetivo criar novas maneiras de o público vivenciar esses espaços culturais e seus acervos, criar oportunidades de visitação a esses locais com horário ampliado, visando atingir públicos diversos e também novas experiências na relação do público com os museus da cidade. Neste ano, o evento será realizado em parceria com o Viaduto das Artes, dentro do projeto Museus Centro.
Na região central de BH, por exemplo, o Museu da Moda (Mumo) se rende ao universo musical com tributo a dois ícones femininos da música brasileira. “Clara Luz”, com Nélio Costa, vai homenagear a cantora mineira Clara Nunes por meio de projeção de imagens na fachada do museu, que promete encantar os visitantes e quem tiver passando pela rua da Bahia entre às 18h e 23h.
Outra personalidade emblemática da cultura nacional é Elis Regina, também homenageada no Mumo, com show de Carolina Serdeira, com duas apresentações, das 19h30 às 20h30 e das 21h30 às 22h45. Os ingressos gratuitos devem ser retirados pela plataforma Sympla.
A criançada também será contemplada na programação, com o “Arraial do Museu dos Brinquedos”, que acontece das 18h às 20h30, no casarão localizado na avenida Afonso Pena. A equipe do museu preparou muitas brincadeiras típicas juninas, oficina de sanfoninha, teatro de marionetes, exposição de brinquedos e muito mais para receber o público.

Os museus da Pampulha também prepararam uma programação especial para a 10ª edição do Noturno nos Museus com apresentações artísticas e culturais que vão realçar os sentidos sonoros e visuais, além da visitação aos acervos de cada um.
No clima de festa, a programação na Casa do Baile é “Hoje tem Baile: noite de Salsa e Soul com Paco Pigalle” das 21h às 22h. O Noturno nos Museus preparou uma noite vibrante com repertório que privilegia salsa, mambo, rumba, cumbia e merengue, ao som do famoso DJ Paco Pigalle que vai assumir as pick-ups com uma seleção animada de músicas tropicais e caribenhas.
A programação completa está no Portal Belo Horizonte. (Com informações da PBH)
Ouça a rádio de Minas