Variedades

10ª edição do Noturno nos Museus traz programação cultural de qualidade para Belo Horizonte

Museus e instituições culturais vão abrir as portas nesta sexta-feira (27)
10ª edição do Noturno nos Museus traz programação cultural de qualidade para Belo Horizonte
Museu da Moda (Mumo), no centro da cidade, traz programação de shows e projeções nas fachadas; evento organizado pela PBH está na 10ª edição | Foto: Divulgação Ricardo Laf

Quem gosta de programação cultural de ótima qualidade pode se programar para esta noite curtir várias atrações em Belo Horizonte. O Noturno nos Museus chega à 10ª edição e já virou tradição na Capital com um convite ao público para vivenciar uma noite especial de arte e cultura em mais de 30 instituições públicas e privadas entre 18h e 23h. Museus e instituições culturais vão abrir as portas nesta sexta-feira (27), em horários estendidos, oferecendo uma programação majoritariamente gratuita para visitantes de todas as idades.

O melhor da programação: a Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura estão disponibilizando vans gratuitas que vão fazer integração entre os espaços, proporcionando que os visitantes percorram os circuitos de visitação. As vans estão sujeitas à lotação e vão realizar os trajetos ininterruptamente, até o fim do evento, percorrendo diferentes roteiros que podem ser consultados no Portal Belo Horizonte.

Foram criados os seguintes eixos para o Noturno nos Museus: Hipercentro, Centro-Pampulha e Pampulha. É só escolher o roteiro preferido. Participam Museu da Moda; Museu do Som; Museu Abílio Barreto; Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB); Palácio das Artes; Museu de Ciências Naturais PUC Minas; Casa do Baile (Centro de Referência em Arquitetura, Urbanismo e Design); Museu do Futebol; Centro de Referência da Cultura Popular Lagoa do Nado, no bairro Planalto, dentre vários outros equipamentos culturais.

O Noturno nos Museus já se tornou uma tradição no calendário oficial de Belo Horizonte graças à união de uma grande rede. O que torna o evento especial é justamente a integração entre as diversas instituições culturais públicas e privadas que abrem suas portas gratuitamente para o público a cada nova edição.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Novas experiências

O Noturno nos Museus tem por objetivo criar novas maneiras de o público vivenciar esses espaços culturais e seus acervos, criar oportunidades de visitação a esses locais com horário ampliado, visando atingir públicos diversos e também novas experiências na relação do público com os museus da cidade. Neste ano, o evento será realizado em parceria com o Viaduto das Artes, dentro do projeto Museus Centro.

Na região central de BH, por exemplo, o Museu da Moda (Mumo) se rende ao universo musical com tributo a dois ícones femininos da música brasileira. “Clara Luz”, com Nélio Costa, vai homenagear a cantora mineira Clara Nunes por meio de projeção de imagens na fachada do museu, que promete encantar os visitantes e quem tiver passando pela rua da Bahia entre às 18h e 23h.

Outra personalidade emblemática da cultura nacional é Elis Regina, também homenageada no Mumo, com show de Carolina Serdeira, com duas apresentações, das 19h30 às 20h30 e das 21h30 às 22h45. Os ingressos gratuitos devem ser retirados pela plataforma Sympla.

A criançada também será contemplada na programação, com o “Arraial do Museu dos Brinquedos”, que acontece das 18h às 20h30, no casarão localizado na avenida Afonso Pena. A equipe do museu preparou muitas brincadeiras típicas juninas, oficina de sanfoninha, teatro de marionetes, exposição de brinquedos e muito mais para receber o público.

Casa do Baile
Na Pampulha, circuito dos museus também preparou experiências variadas para o público | Foto: Divulgação Ricardo Laf

Os museus da Pampulha também prepararam uma programação especial para a 10ª edição do Noturno nos Museus com apresentações artísticas e culturais que vão realçar os sentidos sonoros e visuais, além da visitação aos acervos de cada um.

No clima de festa, a programação na Casa do Baile é “Hoje tem Baile: noite de Salsa e Soul com Paco Pigalle” das 21h às 22h. O Noturno nos Museus preparou uma noite vibrante com repertório que privilegia salsa, mambo, rumba, cumbia e merengue, ao som do famoso DJ Paco Pigalle que vai assumir as pick-ups com uma seleção animada de músicas tropicais e caribenhas.

A programação completa está no Portal Belo Horizonte. (Com informações da PBH)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas