Variedades

Curtas DC Mais | 06/11

Mestrado em biotecnologia

A Fundação Ezequiel Dias (Funed) vai iniciar 2019 com mais um serviço à saúde pública brasileira: a formação qualificada para atuação em setores produtivos e instituições de ciência e tecnologia de base tecnológica. O curso de mestrado profissional em biotecnologia da instituição foi aprovado em outubro pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação do Ministério da Educação (MEC) responsável pela expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todo o País. O edital do primeiro processo seletivo será publicado em breve em www.funed.mg.gov.br. A ideia é selecionar anualmente cerca de 20 alunos.

“Brain Connection”

A portuguesa Maria Arraios comanda a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares de Portugal (Dgeste) e será um dos destaques na 4ª edição do Congresso Internacional “Brain Connection”. Ela é mestre em ciências da educação pela Universidade Católica de Lisboa, especialista em direito da educação pela Universidade da Antuérpia e em direito administrativo pela Universidade de Lisboa e coordenadora do gabinete jurídica e chefe da Divisão Administrativa Patrimonial e Orçamental da Direção Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo. O evento será realizado entre os próximos dias 8 e 10, no Centro de Convenções do Othon Palace Hotel, em Belo Horizonte. As inscrições estão abertas no site do Brain Connection.

Semana da Cerâmica

O Mercado Cervejeiro será palco da 1ª Semana da Cerâmica, entre os próximos dias 8 e 11. Serão expostos os trabalhos de 14 artistas, com o atrativo de cerveja e gastronomia harmonizadas com oficinas, bate-papos e troca de experiências sobre a arte do barro. A entrada é livre para toda programação, incluindo oficinas para adultos e crianças que estarão disponíveis em breve na página do Mercado Cervejeiro no Sympla (www.sympla.com.br/mercadocervejeiro). Os ceramistas participantes são Cláudia Cleto, Vania Cunha, Rodrigo Paiva, Lidia Miquelão, Helena Lima, Flávia Guimarães, Efigênia Pacheco, Eny Amorim, Andréa Tavares, Claudia Antunes, Neide Pimenta, Sônia Iamanishi, Suzana Fornari e Maria Regina de Paula Mota. O endereço é avenida Montreal, 232, Jardim Canadá, Nova Lima.

Jovens aprendizes

No primeiro semestre deste ano, segundo dados do Ministério do Trabalho, 227 mil jovens foram contratados como aprendizes no Brasil. No ranking de admissões, ocupam os 10 primeiros lugares as seguintes capitais: São Paulo (22.721), Rio de Janeiro (12.188), Belo Horizonte (5.114), Goiânia (5.099), Brasília (4.958), Fortaleza (4.618), Porto Alegre (3.750), Curitiba (3.650), Salvador (3.645) e Recife (2.777).  Hoje, o Brasil tem 450 mil jovens contratados como aprendizes. Este número, no entanto, poderia ser, pelo menos, duas vezes maior: de acordo com o Boletim da Aprendizagem, se todas as empresas cumprissem a Lei da Aprendizagem, o Brasil teria hoje 950 mil aprendizes empregados. Se as empresas dedicassem 15% de suas vagas à contratação de aprendizes, esse número poderia chegar a 2,8 milhões de vagas de primeiro emprego.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas