14ª edição do Festival de Fotografia de Tiradentes acontece entre os dias 26 e 30 de março

O Festival de Fotografia de Tiradentes – Foto em Pauta chega à 14ª edição entre os dias 26 e 30 de março. É bom já ir se programando. Ao longo de cinco dias, o cenário histórico da cidade será palco de uma programação intensa, diversificada e gratuita.
Os fãs da oitava arte, a comunidade local e o público em geral terão a oportunidade de acompanhar exposições, debates, palestras, projeções de fotografias, lançamentos de livros e ações educativas. A programação está sendo divulgada no Instagram @fotoempauta e no site oficial do evento.
Veja, a seguir, outros destaques de Variedades:
“Mostra Horizontes do Samba”
O samba é uma das principais expressões culturais populares brasileiras, reconhecido pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte como Patrimônio Cultural. Essa importância histórica é o tema da “Mostra Horizontes do Samba”, que acontecerá gratuitamente de 19 a 23 de fevereiro (terça-feira a domingo), no Cine Santa Tereza, com a exibição de filmes.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
O destaque é o lançamento do documentário “Horizontes do Samba”, seguido de sessão comentada, no dia 20 (quinta), às 19h. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados on-line pelo site da Sympla. Mais informações pelo site do Circuito Municipal de Cultura. A programação conta também com uma seleção criteriosa de outras obras, que registram e resgatam a história do samba no País.
Prêmio Sesc de Literatura 2025
O Sistema Fecomércio MG, por meio do Sesc em Minas, incentiva escritores e escritoras que tenham obras inéditas e com qualidade literária para edição e circulação nacional a participarem do Prêmio Sesc de Literatura 2025. As inscrições estão abertas até o dia 10 de março. Todas os detalhes podem ser acessados pelo seguinte site: sesc.com.br. Além de incluir os trabalhos vencedores na programação literária do Sesc, o concurso facilita o acesso de autores e autoras ao mercado editorial.

As obras selecionadas serão publicadas e distribuídas pela Editora Senac Rio. As categorias, voltadas ao público adulto, são: Contos, Romance e Poesia. O prêmio é de R$ 30 mil para cada uma. Podem concorrer pessoas com mais de 18 anos, de nacionalidade brasileira ou estrangeira, residentes no Brasil. Em 2019, o mineiro João Gabriel Paulsen foi vitorioso com seu livro de contos “O Doce e o Amargo”.
Ouça a rádio de Minas