18ª Mostra CineBH tem programação gratuita para todas as idades

A capital mineira vai “respirar”, a partir desta terça-feira (24) e até 29 de setembro (domingo), a chamada “sétima arte”. A 18ª Mostra CineBH (Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte) e o 15º Brasil CineMundi vão ocupar sete espaços da cidade: Casa da Mostra, Cine Theatro Brasil Vallourec, Fundação Clovis Salgado (Cine Humberto Mauro, Sala João Ceschiatti, Sala Juvenal Dias, Jardim Interno), sala de cinema do Minas Tênis Clube, Cine Santa Tereza, Teatro Sesiminas e Praça da Liberdade.
Durante seis dias, a 18ª Mostra CineBH vai oferecer uma programação intensa, abrangente e gratuita para todas as idades e públicos. Será uma temporada audiovisual de formação, reflexão, exibição e difusão do cinema brasileiro em intercâmbio com outros países, em conexão com as outras artes e em diálogo com a cidade de Belo Horizonte. Um espaço de formação, intercâmbio, lançamento e discussão da mais significativa produção cinematográfica atual com foco na América Latinaa, além de traçar perspectivas e possibilidades do cinema do presente e do futuro, segundo os organizadores.

“A mostra é um convite à diversidade de imagens e histórias que trazem a compreensão de que a América Latina não se resume simplesmente a um único conjunto de países e, sim, à singularidade de cada um dos 20 países e dos mais de 660 milhões de habitantes a compor esse conjunto. Mais que um espaço de exibição, será uma ponte de conexões, debates, reflexões e aproximação com esses países”, ressalta a coordenadora geral da 18ª Mostra CineBH, Raquel Hallak
Brasil CineMundi
Simultaneamente, acontece a 15ª edição do Brasil CineMundi – o evento de mercado do cinema brasileiro, que vai apresentar projetos de longas-metragens em fases variadas de concepção. Nesta edição são 38 projetos de longas-metragens em cinco categorias, sendo 33 projetos em desenvolvimento.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Todos os projetos serão apresentados para mais de 50 profissionais e representantes da indústria audiovisual mundial, vindos de diversos países – produtores, agentes de vendas, distribuidores, tutores especializados, representantes de fundos e programadores de festivais internacionais – que participam do evento para conhecer e fazer negócios com os projetos selecionados, participar de debates, painéis, agenda de relacionamentos.
Reforço
A Petrobras, que é uma das maiores apoiadoras da cultura no Brasil, neste ano voltou a ser a patrocinadora master dos eventos, depois de 13 anos. Isso marca um momento especial para o cinema brasileiro e para a cultura mineira, já que parceria acontece no ano em que o evento celebra duas marcas importantes: os 18 anos da Mostra CineBH e os 15 anos do Brasil CineMundi. Ambas as iniciativas têm se destacado no cenário audiovisual brasileiro, renovando a cada edição o compromisso com a criação de parcerias produtivas que fortalecem o cinema nacional.
A programação completa dos mais de 100 filmes nacionais e internacionais em pré-estreias e mostras temáticas, além de programa de formação com a oferta de oficinas, workshops, laboratórios, masterclass, ciclo de debates e painéis pode ser acessada no site da Mostra.
Ouça a rádio de Minas