18ª Primavera dos Museus traz programação gratuita para BH; confira

Quem gosta de conhecimento e adora desbravar um bom museu vai poder se programar para curtir este tipo de programação até o fim do mês na capital mineira. A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte participam da “18ª Primavera dos Museus” até o dia 29 de setembro.
O evento integra o calendário anual do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e, neste ano, traz o tema “Museus, acessibilidade e inclusão”. Na Capital, participam todos os cinco museus públicos municipais – Museu de Arte da Pampulha (MAP), Museu Casa Kubitschek (MCK), Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB), Museu da Moda (MUMO) e Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte (MIS BH) – além da Casa do Baile – Centro de Referência da Arquitetura, Urbanismo e Design e do Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado com uma programação especial.
Os centros culturais Liberalino Alves de Oliveira, Zilah Spósito e Usina da Cultura também participam da temporada com oficinas oferecidas pelo MAP em Movimento – atividades itinerantes do Museu de Arte da Pampulha. A programação completa está disponível no Portal Belo Horizonte. Todas as atividades são abertas ao público.
Para a “18ª Primavera dos Museus” nos espaços municipais de Belo Horizonte estão programadas atividades como: visita guiada da exposição “Clara Nunes – eu sou a tal mineira” para pessoas com deficiência visual do Instituto Corre para Ver; Roda de conversa “Acesso ao Moderno”, com discussão sobre acessibilidade; Visita sensorial nos jardins modernistas projetados por Burle Marx, dentre várias outras.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Outros espaços
É bom ficar de olho porque vários museus, não só os municipais, estão participando da “18ª Primavera dos Museus”.
Promovido pelo Ibram, o evento, que começou na última quinta-feira (19), ocorre anualmente no início da primavera e envolve museus e instituições culturais de todo o Brasil. É uma temporada de busca cultural que estimula a participação do público em atividades como exposições, mesas de conversa e oficinas, criando um espaço de diálogo sobre pautas relevantes da sociedade contemporânea.
Ouça a rádio de Minas