2ª Bienal da Gastronomia vai movimentar Belo Horizonte até 31 de outubro

A partir desta quarta-feira (15) e até 31 de outubro, a Capital vai se deliciar com uma série de ações que fortalecem a cidade como polo turístico gastronômico e referência em políticas públicas de segurança alimentar e agroecologia. É a segunda edição da Bienal da Gastronomia de Belo Horizonte, que traz diversas atrações que celebram a culinária belo-horizontina em toda a sua diversidade – com oficinas, feiras, debates e experiências que conectam sabor, cultura alimentar, inovação e sustentabilidade. A iniciativa tem a correalização do Sebrae Minas. Toda a extensa programação está disponível no Portal da Prefeitura de Belo Horizonte.
“A Bienal é mais que um evento culinário: é uma celebração cultural que reafirma BH como polo turístico gastronômico e referência em políticas públicas para o setor. Esta é a primeira edição verdadeiramente descentralizada, com atividades em mercados, praças e bairros de todas as regiões da cidade – levando sabor e conhecimento a todos os cantos, para que mais pessoas se reconheçam como parte da Capital que orgulhosamente carrega o título de Cidade Criativa e possam participar dessa grande celebração”, afirmou a presidente da Belotur, Bárbara Menucci, durante evento de lançamento da Bienal realizado na terça-feira (14).
Um dos principais legados da 1ª edição da Bienal da Gastronomia, o projeto “Bares com Alma” retorna como uma das grandes novidades do evento, com recursos já assegurados em convênio firmado entre a Belotur e o Sebrae Minas. A iniciativa, que valoriza a tradição e a hospitalidade dos bares da cidade, teve em sua estreia 30 estabelecimentos selecionados, que receberam uma série de ações voltadas ao fortalecimento da visitação e à sustentabilidade desses verdadeiros guardiões da cultura boêmia belo-horizontina. Nesta nova etapa, outros 20 bares serão incorporados ao inventário, ampliando o reconhecimento e o apoio a esses espaços que dão sabor e identidade a BH.
Formato
Neste ano, a programação ganha novos formatos, com experiências imersivas e atividades descentralizadas em mercados e diferentes espaços urbanos. Mais do que uma celebração da culinária, a Bienal reforça a gastronomia da capital mineira como expressão cultural, política e social, capaz de conectar território, identidade e futuro.
No dia 16 de outubro, a programação também se alinha ao Dia Mundial da Alimentação e ao Dia Mundial do Pão, chamando atenção para temas como cultura e segurança alimentar, e a importância do alimento como patrimônio coletivo. Alunos dos cursos de Gastronomia de faculdades de Belo Horizonte irão participar da Trilha da Panificação, uma iniciativa que inclui visitas técnicas a diversas panificadoras da cidade. A atividade tem como objetivo aproximar os estudantes da rotina e dos processos produtivos do setor, promovendo a troca de experiências com profissionais da área e o fortalecimento da conexão entre formação acadêmica e mercado.
O encerramento, em 31 de outubro, coincide com o aniversário do reconhecimento de Belo Horizonte como Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco, título que inspira e dá visibilidade internacional à capital mineira.
Durante a 2ª Bienal da Gastronomia, a Belotur e o Sebrae Minas também vão promover palestras com especialistas do mercado sobre temas como empreendedorismo, gestão, inovação e cultura alimentar em negócios de alimentação, além de passeios guiados a estabelecimentos que participam do projeto Bares com Alma e a premiação dos vencedores do 1º Concurso de Quitanda e Confeitaria Mineira, dentre outras ações.
Pontos condutores
A programação foi feita a partir de sete pontos condutores que norteiam toda a proposta do evento. Entre eles, estão a valorização do processo colaborativo, a propagação da força do feminino, o olhar para o território do Atlântico Ibero-Americano e para o eixo sul-sul global, além da promoção do turismo gastronômico aliado a práticas sustentáveis. Também destaca a gastronomia social como instrumento de transformação de vidas e territórios, a alimentação como política pública inclusiva e criativa e a hospitalidade mineira como marca registrada da mesa belo-horizontina. (Com informações da Belotur)
Plataforma Cumbucca lança projeto “BH, Cidade dos Mercados”
Belo Horizonte tem uma rica tradição ligada aos mercados públicos e a capital mineira está prestes a conquistar outro tipo de reconhecimento. Idealizado pela plataforma multimídia Cumbucca, o projeto “BH, Cidade dos Mercados” vai acontecer na Capital entre esta quarta-feira e sábado (15 a 18) durante a 2ª Bienal da Gastronomia de Belo Horizonte e contará também com uma intensa programação em seis estabelecimentos selecionados.
Para o idealizador do projeto, Marcelo Wanderley, a chancela de Cidade Criativa da Gastronomia, concedida a Belo Horizonte pela Unesco, incentivou a criação e o fortalecimento de iniciativas com repercussão permanente para o setor. “Explorar a riqueza turística dos nossos mercados é essencial. Eles guardam histórias e são fonte de entretenimento, e é importante ressaltar que cada equipamento possui um atrativo singular”, analisa.

Com quatro dias de atividades, ações e imersões, a iniciativa terá um caráter itinerante e vai percorrer o tradicional Mercado Central, o Velho Mercado Novo, o Mercado de Origem, a Feira dos Produtores, o Mercado Distrital do Cruzeiro e o Mercado Santa Tereza. A curadoria dos locais visa valorizar as riquezas destes espaços e também descentralizar, revelando pontos menos conhecidos, seus produtos e feirantes. Haverá oficinas e workshops com chefs consagrados como Ivo Faria, Flávio Trombino e Elisa Fonseca, do “Bar da Lora”.
Contemplando experiências gastronômicas, roteiros guiados, degustações interativas de produtos e iguarias dos mercados de Belo Horizonte, o projeto será inaugurado oficialmente hoje (15), no quase centenário Mercado Central, com um café da manhã. Também no mesmo lugar, no fim do dia, às 17h, produtores e lojistas vão promover uma degustação interativa de produtos mineiros.
Toda a programação do projeto “BH, Cidade dos Mercados” é gratuita. A plataforma digital Cumbucca terá ainda um conteúdo vitalício sobre os principais mercados da região, suas histórias, legados e dicas turísticas.
Vale lembrar também que está aberta a votação on-line até o dia 23 de outubro para o Prêmio Cumbucca 2025. O público escolhe bares, restaurantes, cafés, lanchonetes, docerias, profissionais e projetos que melhor representam a força da gastronomia em Belo Horizonte e em Minas Gerais.
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